28/10 – Dia do e da Servidora Pública

O dia 28 de outubro é uma data muito importante para os e as Servidoras Públicas da nossa cidade, estado e país. É uma data, em que normalmente, o governo realiza semanas de palestra e eventos para comemorar. Porém, o cenário sócio-político atual não é de comemoração para milhares de servidores e servidoras públicas.

A atual conjuntura é de muita luta para que direitos e deveres de centenas de trabalhadores e trabalhadoras públicas e da população em geral sejam garantidos.

A Assufsm também está junto nessa luta, com envio de comitivas à Brasília para tentar barrar a PEC 32 de passar no congresso. Além disso, TAEs da UFSM foram convidados, convidadas e convidades para dizerem “O que significa ser Servidor(a) Público(a) pra você?”.

E você confere, abaixo, o que cada um e cada uma falou sobre ser Servidor(a) Público(a). Veja:

“Eu trabalho há quase 27 anos na Universidade como servidora pública. Penso que nesse período tão complicado, onde somos atacadas(os) por sermos servidores, é importante que possamos colocar a importância de sermos servidores e servidoras públicas. Uma das funções que acho muito honrosa é essa de servir ao público, de prestar serviço ao maior número de pessoas, em várias áreas da educação, da saúde, da segurança. Tudo o que as pessoas recebem, tem um ou uma servidora pública trabalhando e, por isso, temos que resgatar essa importância do e da servidora pública”, enfatiza a Coordenadora Geral da Assufsm Loiva Chansis.

“Em minha concepção, ser servidor público, deveria ser o exercício de funções que realmente fizessem a diferença na vida do povo trabalhador, com muita ética e esmero. Povo esse que está lutando diariamente pela comida de cada dia, usando transporte público lotado. Esse povo é que financia toda a máquina pública”, afirma o Coordenador Jurídico e de Relações de Trabalho Aldrei Alfaro.

“Para mim, ser servidora pública é, como o nome já diz, servir ao público. É lutar cada vez mais pela ampliação dos espaços de atendimento, para que cada um e cada uma se sinta protegido em suas condições mínimas de sobrevivência. O serviço público precisa dar dignidade ao seu público, ao povo, a população e nós somos esse elemento que faz a diferença, quando se falta a política pública. Temos que mostrar essa realidade” reconhece a Coordenadora Jurídica e de Relações de Trabalho Cerlene Machado, a Tita.

“Ser servidora pública, para mim, é cumprir com os deveres. Acredito que, com o meu trabalho de Técnico Administrativa em Educação da Universidade, devemos atender a sociedade para que ela seja justa e que se lute por uma educação de qualidade e que a gente consiga fazer com que o nosso país cresça e se desenvolva para que possamos viver com qualidade e saúde”, proclama a TAE Natália San Martin.

“Ser servidor público, significa, em primeiro lugar, fazer com que a população receba, de forma pública, gratuita e de qualidade, o retorno de suas necessidades. Que seus anseios sejam atendidos e que eu possa ser visto como um servidor que serve ao público, que o resultado das ações seja de satisfação ao bem comum”, declara o TAE Paulo Ronaldo da Silva Martins, o Paulo Quadrado.

TAE, a Assufsm deseja muita luta e resistência nesse Dia do e da Servidora Pública.

Postagens recentes

Geral

14 de agosto –  Dia dos Pais

A Assufsm deseja a todos os Pais, responsáveis, mães solo, tios(as), avós e demais pessoas que realizam esse papel, um dia de muita alegria com

Ler mais »

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.