29ª Feicoop movimenta a economia solidária na cidade

De 7 a 9 de julho, Santa Maria acolheu a 29ª Feira Internacional do Cooperativismo e da Economia Solidária (Feicoop). A abertura oficial do evento aconteceu às 16h da sexta-feira.

A feira reuniu mais de 600 comerciantes, artesãos e artistas da região e de caravanas vindas do Rio de Janeiro, Minas Gerais, Santa Catarina, São Paulo e Paraná. Além disso, dois grupos do Uruguai e um da Argentina marcaram presença. Quem visitou os pavilhões pode apreciar produtos da agricultura familiar, agroindústria e artesanatos.

Na parte cultural, além dos diversos shows e apresentações, um destaque foi o 1º Festival Internacional de Arte AfroLatina, que aconteceu paralelamente na Gare da Estação Férrea. Em paralelo à Feicoop, ocorreu também uma programação ampla de debates e de formação, promovida pelo Levante da Juventude – movimento de jovens que busca a transformação da sociedade em luta pelas causas que afetam a juventude brasileira.

O Diretor Estadual do MST/RS Sérgio Marques comenta a importância da FEICOOP como uma feira de relevância internacional: 

“Para nós do MST é mais um espaço que se soma, nessa perspectiva da defesa e da mostra dos produtos da reforma agrária popular, também é um espaço de articulação e confraternização, de rever as pessoas e discutir política, fortalecer esse laço entre o campo e a cidade tão importante nesses tempos”.

Confira a programação completa da Feicoop aqui.

Referência mundial

A feira é organizada pelo projeto Esperança/Cooesperança, da Arquidiocese de Santa Maria, desde 1994, e tem como tema “Construindo a sociedade do Bem Viver: por uma ética planetária”. O apoio é da Prefeitura Municipal de Santa Maria, do Instituto Federal Farroupilha (IFFar) e da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). A cidade é referência mundial, por estimular o combate à desigualdade através da economia colaborativa e solidária, ao invés da competição de mercado.

Para o Coordenador do Observatório de Direitos Humanos da UFSM – vinculado à Pró-Reitoria de Extensão da Universidade – Victor De Carli Lopes, é importante a participação da UFSM, como uma instituição pública na FEICOOP.

“É interessante pensarmos nessa teia que a Ufsm faz parte, mostrar as ações que nós temos na nossa instituição e como a sociedade pode fazer para se aproximar da universidade, acessar esse espaço que é de todos, a Ufsm consegue sair do arco para abraçar a comunidade de fato, porque essa que é a importância e o dever da universidade”, comenta Victor.

Confira mais fotos do evento:

Postagens recentes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Isso vai fechar em 0 segundos