Hoje é dia de reafirmar as histórias de luta da mulher brasileira. Sigamos firmes e fortes na batalha por mais respeito e reconhecimento!
Em caso de violência doméstica ou qualquer situação onde a mulher esteja tendo seus direitos violados, qualquer pessoa pode acionar os serviços especializados. Ligue 180 ou envie uma mensagem no Whatsapp para o número número (61) 9610-0180.
A DATA
A data é comemorada em homenagem ao nascimento de Jerônima Mesquita, em 30 de abril de 1880. Criada pelo presidente João Figueiredo, em 1980, pela Lei 6.791, relembra as conquistas, lutas e desigualdades que a mulher passou e passa antes, durante e depois de todos os movimentos em prol de igualdade.
Jerônima é considerada uma líder muito importante, pioneira na luta pelos direitos das mulheres na época. Destacou-se por sua atuação como feminista, sufragista e assistente social. Foi uma mulher de fibra que não se deixou intimidar pelas regras sociais elaboradas e impostas pelos homens. De família rica, dedicou sua vida a ajudar mulheres que tinham muito menos que ela. Andou entre doentes e ajudou a aplacar a dor dos feridos durante a I Guerra Mundial. Buscou justiça através da igualdade de homens e mulheres perante a lei. Sua luta e de suas companheiras, como Bertha Lutz possibilitaram que muitos avanços sociais e políticos fossem conquistados pelas mulheres brasileiras.
Referência: Movimento Bandeirante São Paulo