Quinta começou movimentada em Brasília. O Comando Nacional de Greve tomou as ruas das esplanadas para o ato chamado de Café com Lula, onde os grevistas pressionaram o governo para a real negociação de reajuste e recomposição salarial. No ato, uma comissão foi formada com as entidades presentes, dentre elas a FASUBRA com sua representante a Coordenadora Geral Loiva Chansis, para que fossem recebidas pela Assessoria do Presidente Lula. Um dos assessores da Presidência da República, Wlamir Martinez recebeu representantes da FASUBRA, ANDES e SINASEFE recebeu as entidade. O encontro resultou no comprometimento da Assessoria em conseguir uma agenda para Audiência Pública com Lula.
Além disso, desde o dia 16 de abril, os caravaneiros(as) da Assufsm estão realizando atividades em Brasília, junto ao CNG. Dia 16 teveAudiência Pública de Destituição do Reitor interventor da UFRGS e, após, uma Audiência Pública na Câmara dos Deputados(as) com o tema de “Mobilizações e paralizações de servidores Técnico Administrativos(as) em Educação de universidades e institutos federais”. Já no dia 17 teve a Marcha dos Servidores(as) Públicos(as) Federais em Brasília (veja aqui e aqui) e uma atividade chamada de Aulão no MEC: Discussão Orçamentária. Na manhã de hoje, além do Café com o Presidente, teve também uma Reunião Ampliada da Educação.
Para fechar a agenda da jornada de lutas, o CNG, juntos dos e das caravaneiras vão participar da Reunião com o MGI, onde o debate sobre reajuste e recomposição salarial serão decisivos para os rumos do movimento grevista.
Veja mais os registros: