41° dia de greve: Assembleia discute proposta apresentada pelo Governo e faz avaliações sobre o movimento paredista

Na manhã desta terça-feira (23), a Assembleia da categoria estava marcada para acontecer no auditório do Colégio Técnico Industrial de Santa Maria (CTISM). Por conta do grande número de pessoas e pela falta de espaço para comportar todo mundo, a Assembleia foi realizada ao ar livre, em frente à Imprensa Universitária.

A Assembleia iniciou com informes nacionais e a leitura do Informe de Greve (IG) n° 4/abril, publicado pela Fasubra (veja aqui). No IG a Federação faz a avaliação da proposta apresentada pelo Governo: reajuste de 9% em 2025 e de 3,5% em 2026. Para o ano que vem, o reajuste foi prometido a partir de janeiro. Já para 2026, o aumento deverá ser aplicado a partir de maio. Para 2024, não está previsto reajuste salarial, por falta de espaço orçamentário.

O espaço também foi de avaliações de alguns TAEs que participaram da Caravana à Brasília, na semana passada, onde foram destacados momentos de extrema importância, como o encontro com parlamentares, a pressão realizada pelos(as) TAEs durante a reunião da Mesa de Negociação, e a Marcha que reuniu cerca de dez mil pessoas na capital federal.

Além disso, foram trazidos informes locais como a mobilização dos(as) TAEs do curso de Odontologia (veja aqui),

No espaço aberto para avaliações do movimento, que completa hoje seu 41° dia, todos(as) foram unânimes em afirmar que o movimento precisa se fortalecer ainda mais dentro e fora da Universidade.

Por fim, foram encaminhadas importantes ações de mobilização, como a participação de um ato unificado em Porto Alegre no dia 1° de maio, dia do(a) Trabalhador(a) e a participação de uma caravana à Brasília, a partir da segunda quinzena de maio, chamada pela Fasubra.

A próxima Assembleia, na quinta-feira (25), será realizada às 8h30min no auditório Flávio Miguel Schneider. Em seguida, a categoria foi convocada a se unir no Ato chamado pelo Diretório Central dos Estudantes, em frente ao RU 1, contra o aumento dos Restaurantes Universitários.

Postagens recentes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Isso vai fechar em 0 segundos