Nesta quinta-feira (09), o Comando Local de Greve esteve empenhado em ações sociais para atender a comunidade afetada pelas enchentes em Santa Maria e região.
Logo pela manhã, um grupo esteve no CTG Sentinela da Querência, em Camobi que está recolhendo donativos. O local funciona como um centro de distribuição e, diante da demanda, se faz necessária ajuda para organizar e fazer a entrega dos mantimentos e itens doados nos bairros mais afetados da cidade e também em cidades vizinhas.
Neste momento, pede-se à comunidade a doação de roupas íntimas femininas e masculinas. Mantimentos como café, açúcar, achocolato e leite também estão em falta.
À tarde, o CLG esteve somando forças no Centro Desportivo Municipal Miguel Sevi Viero (CDM), mais conhecido como Farrezão. Em meio à tragédia, o ponto foi fixado como Central de Solidariedade de Santa Maria. Além de receber toneladas de donativos, também está acolhendo mais de 50 pessoas desabrigadas. Por ali, passam todos os dias centenas de afetados(as) pelas enchentes.
A maior necessidade é de arroz, feijão, massa, farinha, sal, azeite, açúcar, farinha de milho, água, leite, fraldas, produtos de higiene pessoal e produtos de limpeza, além de roupas íntimas como cuecas, meias, sutiãs e calcinhas. Neste momento, a orientação é pela suspensão das doações de roupas e calçados. Para mais informações o contato da Central de Solidariedade é o telefone (55) 97400-6490. Também pede-se voluntários(as) no CDM pela parte da manhã, onde constata-se uma falta de pessoal para triagem de donativos.
Alguns donativos já foram entregues pelo CLG para famílias mais atingidas ainda na tarde dessa quinta-feira (09). Além disso, também foi arrecadado 300kg de ração pelo projeto de doação da UFSM, que ocorre no Parque de Inovação, Ciência e Tecnologia, no antigo Centro de Eventos do Campus Sede, em Camobi e distribuído para famílias da Vila Babilônia, na Zona Oeste de Santa Maria.
Veja os registros desse dia de solidariedade: