A manhã gelada de quarta-feira (15) teve a reunião do Comando Local de Greve realizada na área externa ao lonão, para se aproveitar o calor do sol. Para os informes locais, foi reforçado a Agenda da semanal e as atividades grevistas:
➡ Quarta-feira (15) – Debate sobre o RSC, às 14h no lonão
➡ Quinta-feira (16) – Reunião do CLG, às 9h no lonão | Reunião da Caravana à Brasília, às 10h, no lonão (caravaneiros e caravaneiras devem estar presentes para assinatura do termo e ficha de saúde) | Assembleia de Greve Solidária, às 14h, no Auditório Flávio Miguel Schneider, anexo ao prédio 42 (CCR)
➡ Sexta-feira (17) – FERIADO
Também foi passado o informes sobre a reunião com o HUSM, onde os representantes do CLG que participaram informaram que a reunião tratou de debates internos de casos específicos de servidores(as).
Além disso, informou-se que a FASUBRA está fazendo o debate também sobre o Reconhecimento de Saberes e Competências (RSC) e deverá enviar seu relatório às bases. Outro ponto de pauta da reunião foi a leitura da avaliação do Comando Nacional de Greve sobre as propostas e avaliações da greve que se realizou até o presente momento e pode ser conferida clicando aqui. A caravana à Brasília, deliberada em Assembleia de Greve (veja aqui), ocorrerá para as atividades previstas em calendário da FASUBRA e contemplará atividades do CNG, bem como a reunião agendada para o dia 21 de maio, com o MGI, em Brasília, que debaterá carreira e reajuste salarial. Pelo cronograma da FASUBRA (veja aqui) e a chamada da CUT (veja aqui), nos dias 21 e 22 de maio terá várias atividades em Brasília, dentre elas Marcha pela Educação (21) e Marcha pela Classe Trabalhadora (22).
Greve em Frederico Westphalen
Os e as TAEs da UFSM de Frederico Westphalen também já estão em greve (veja aqui) e repassam informes sobre a reunião que realizaram no CLG no dia 14 de maio, confira:
Na tarde dessa terça-feira (14), as e os grevistas da UFSM e IFFAR de Frederico Westphalen realizaram uma reunião com representantes estudantis. A reunião foi realizada no campus da UFSM de Frederico, de forma híbrida e estavam presentes representantes dos Diretórios Acadêmicos da Comunicação (D.A Tropicália), da Engenharia Florestal (D.A Florescer), da Agronomia (D.A Guilherme Trevisol) e de Sistemas de Informação (D.A SIUFSM). Foi feita uma contextualização da situação do movimento paredista por representantes do CLG. Posteriormente, representantes estudantis fizeram uma fala sobre o panorama de seus cursos e colegas. Após as falas, foram discutidas as atividades que serão realizadas na próxima semana entre os e as grevistas, que têm participado ativamente como voluntários(as) na triagem e organização das doações que estão chegando no município, destinadas às pessoas atingidas pelas enchentes no estado. A Prefeitura Municipal de Frederico Westphalen, juntamente com o IFFAR criou um cadastro de voluntários(as), interessados(as) em participar da ação de separação de roupas, alimentos, colchões, roupas de cama, e demais donativos. Nesse sentido, tanto os e as grevistas, quanto demais servidores(as) e estudantes da UFSM e do IFFAR do campus de Frederico Westphalen estão envolvidos(as) nas ações de solidariedade às pessoas atingidas pelas enchentes no Estado.