A quinta-feira (06) quente foi marcada por uma caminhada do lonão de greve até a Reitoria. Com gritos de “Lula negocia!”, “Lula a culpa é sua, a greve continua!”, “A nossa luta é todo dia, educação não é mercadoria!”, os e as mais de 150 TAEs marcharam pela Educação pública, gratuita e de qualidade dentro da UFSM. A parada foi na Reitoria para iniciar a tradicional Assembleia de Greve e definir ações para a próxima semana, que deve ser decisiva na luta do funcionalismo público.
Dentre os atos, ficou definido que a próxima delegação a ir ao CNG será formada de dois delegados(as) de cada força política e um observador da base. Além disso, uma caravana irá à Brasília para a reunião chamada pelo MGI com a FASUBRA, no dia 11 de junho (veja aqui). Os e as caravaneiras tem até às 10h30min do dia 7 de junho para se inscreverem, na Secretaria da Assufsm. Para quem irá na caravana, é obrigatório participar da reunião, às 10h30min dessa sexta-feira (07), no lonão de greve, para assinar o termo de compromisso e a ficha de saúde. Além disso, os e as caravaneiras ficarão em alojamentos coletivos, em Brasília, e as refeições serão feitas também no alojamento, conforme está no IG 2 lançado pela fasubra na tarde de quarta (veja aqui). Por fim, a saída da caravana de Santa Maria será às 12h do dia 8 de junho, sábado, em frente ao Banco do Bradesco, na Avenida Rio Branco e, após, 12h30min, passando na Rodoviária de Camobi. O retorno de Brasília deve ocorrer na manhã do dia 12 de junho.
Além disso, na Assembleia o IG 2 de junho foi lido aos presentes, frizando sobre o Tuitaço (veja aqui) no dia 7 de junho, às 10h. Outros informes passados na Assembleia foram sobre a reunião com Reitor (veja aqui) e a reunião com o HUSM, onde apenas informes foram passados sobre a greve e o repasse de orçamento para o Hospital, após as chuvas de maio que assolaram o Rio Grande do Sul. Na reunião da manhã, no CLG, também foram repassados informes sobre o GT Assuntos de Aposentadoria e Pensão (veja aqui).
Ação grevista em Frederico Westphalen
Tecnico Administrativos(as) em Educação e professores se reuniram nesta quinta, 6 de junho, entre 11h e 14h, para uma mobilização de grevistas do campus da UFSM em Frederico Westphalen. A ação buscou dar visibilidade ao movimento grevista aos colegas e alunos que permanecem em aula.
Veja mais fotos do dia 85 de greve, clicando aqui.