Diante das mensagens de caráter racista encontradas na semana passada registradas por escrito nas dependências de um dos Restaurantes Universitários do Campus Sede da UFSM, a ASSUFSM vem a público manifestar repúdio a quaisquer atos de intolerância, discriminação e preconceito que afrontam os princípios de uma universidade pública, plural, inclusiva, igualitária e democrática. Além de lamentar, denunciar e combater esses atos, a ASSUFSM demanda dos poderes públicos constituídos todas as providências cabíveis para elucidação da autoria dos fatos e a responsabilização civil e criminal do(a)s autore(a)s de tais condutas.
Atos como esse buscam, via intimidação, silenciar as vozes e saberes que, nas últimas décadas, conquistaram protagonismo na sociedade brasileira. Sabe-se que as políticas de ações afirmativas de reparação e combate às desigualdades e à injustiça social em prol dos povos originários, da população negra e de grupos subalternizados incomodam a “elite do atraso” brasileira.
A recorrência dessa espécie de ato demonstra o quanto a sociedade ainda precisa avançar no respeito à dignidade e aos direitos humanos.
Esta entidade reitera seu compromisso em manter e fortalecer a UFSM como uma universidade pública, gratuita, de qualidade, plural, democrática e comprometida com a justiça social.
Por fim, a ASSUFSM se coloca à disposição e presta solidariedade a todas as pessoas que vêm sendo alvo desses ataques racistas, na certeza de estarmos junto(a)s em defesa da pluralidade sociocultural e étnico-racial em nossa comunidade universitária, bem como no combate ao racismo e a todas as formas de discriminação e violência em nossa sociedade.