Inaugurada no dia 29 de agosto, a campanha “UFSM Contra a Fome” já vem fazendo doações dos alimentos arrecadados durante as últimas semanas no campus da universidade em Camobi. Segundo Amara Battistel, professora do curso de Terapia Ocupacional da UFSM e coordenadora do Projeto de Extensão “UFSM nas Ruas: mais portas, menos muros para catadores de materiais recicláveis e pessoas em situação de rua”, na primeira fase da arrecadação, que ocorreu nos prédios da Reitoria e da Unidade de Educação Infantil Ipê Amarelo, foram contabilizados:
– 6kg de açúcar;
– 2kg feijão;
– 2kg arroz;
– 1kg fubá;
– 1kg polenta;
– 1 pacote de tapioca;
– 3 pacotes de macarrão;
– 2kg de farinha de trigo.
Já na segunda leva de arrecadações, recolhidas no Colégio Politécnico durante a primeira quinzena do mês de setembro, foram arrecadados: 3kg de farinha de trigo; 5 pacotes de macarrão; 4 kg de feijão; 1 óleo; 1 kg de açúcar; 2 kg de arroz e 150 gramas de café solúvel.
Os alimentos foram entregues ao representante do Comitê Emergência Ruas (CER-Ruas) no Conselho de Segurança Alimentar de Santa Maria (COMSEA). Posteriormente, foram distribuídos entre os diversos projetos da cidade que entregam marmitas de almoço, janta e café da manhã às pessoas e famílias em situação e vulnerabilidade social.
A partir desta segunda-feira, 3, até o dia 14 de outubro, o ponto de coleta estará localizado no hall do prédio 13 (Centro de Ciências Naturais e Exatas – CCNE), campus da UFSM em Camobi. A campanha de arrecadação de alimentos não perecíveis segue vigente até o dia 27 de janeiro de 2023, com coletas itinerantes. Cada mudança de local é divulgada nas redes sociais (Facebook e Instagram) da Sedufsm.
A Campanha “UFSM Contra a Fome” é uma iniciativa da Administração Central da universidade em parceria com as entidades representativas dos segmentos (Sedufsm, Assufsm, Atens, Sinasefe, DCE e APG – Associação de Pós-Graduandos/as), o Observatório de Direitos Humanos da UFSM, o Programa de Extensão Núcleo Interdisciplinar de Interação Jurídica Comunitária – Residência – NIJuC-R, o Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional (COMSEA-SM) e o Projeto de Extensão “Ufsm nas ruas: mais portas, menos muros para catadores de materiais recicláveis e pessoas em situação de rua” – este último é responsável por aglutinar os alimentos e os enviar ao COMSEA para que faça a distribuição às entidades e grupos que compõem o Comitê de Emergência Ruas (CER-SM).
Acompanhe todas as datas futuras:
Texto: Bruna Homrich
Foto: Divulgação
Arte: Italo de Paula
Assessoria de Imprensa da Sedufsm