Na tarde do dia 12 de janeiro a FASUBRA acompanhou a apresentação do secretário de Gestão de Pessoas e Relações de Trabalho Sérgio Mendonça, junto a Ministra Esther Dweck, para as trabalhadoras e trabalhadores do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos.
Na oportunidade a FASUBRA e as demais entidades do Serviço Público Federal questionaram o secretário sobre quando será a abertura da mesa de negociações. Sérgio Mendonça respondeu que deve iniciar as negociações, no pior das hipóteses, no início de fevereiro, podendo iniciar ainda em janeiro.
A Federação relembrou ao secretário e a ministra sobre o protocolo da pauta de reivindicações feito no dia 2 de janeiro, bem como refez a entrega por via impressa em mãos de ambos.
Além disso, representando o Fonasefe, fórum que reúne entidades representativas dos servidores federais, o secretário-geral da Condsef/Fenadsef, Sérgio Ronaldo da Silva, entrega pauta de reajuste emergencial e cobra início das negociações em apresentação do novo secretário de Gestão de Pessoas e Relações do Trabalho, Sérgio Mendonça. Compromisso é de que haverá esforço para que processo de negociações tenha início até o final desse mês. Na solenidade ocorrida na tarde dessa quinta-feira, 12, em Brasília, a pauta também foi entregue à ministra de Gestão e Inovação do Serviço Público, Esther Dweck.
Com salários congelados há mais de seis anos, a maioria dos servidores do Executivo Federal busca um reajuste emergencial para ativos, aposentados e pensionistas. Só nos últimos quatro anos as perdas da categoria giram em torno de 27%. A reposição em benefícios como o auxílio-alimentação também está entre as reivindicações urgentes.
A FASUBRA segue atenta e mobilizada em campanha salarial e contra a anistia aos que tentam um golpe de estado no Brasil.
Confira a pauta protocolada no último dia 2 de janeiro.
Foto em destaque: Pedro Mesidor/FENASPS
Texto: Fasubra com informações de Condsef/Fenadsef