Na manhã de quarta-feira, dia 15 de março, a Assufsm convocou sua categoria para uma importante Assembleia Geral, que teve como pauta informes da Plenária da FASUBRA, do Encontro de Mulheres Trabalhadoras e da Vigília durante a Mesa de Negociação, feita pelas delegadas da Assufsm. Essas atividades aconteceram nos dias 9, 10 e 11 de março, em Brasília (veja mais).
Além disso, outro informe repassado foi com relação a Roda de Conversa que debateu a Política de Igualdade de Gênero na UFSM, ocorrida no dia 10 de março, pela Coordenadora Jurídica e de Relações de Trabalho da Assufsm Cerlene Machado, a Tita.
O debate principal da Assembleia se deu com relação a campanha de reajuste salarial EMERGENCIAL, que está sendo amplamente discutido na Mesa de Negociação Permanente e também sempre sendo repercutido no site e redes sociais da Assufsm.
Como se sabe, a última proposta do Governo, em reunião do dia 10 de março, foi de 9% e R$200 para o vale-alimentação. No dia 14 de março esse projeto foi repassado por Ofício às federações que estão no debate da mesa. A FASUBRA, em Plenária, orientou que as bases realizassem rodadas de Assembleias e os e as Técnico Adminsitrativas em Educação da UFSM presentes na AG da Assufsm, no dia 15 de março, aprovaram, por unanimidade, o aceite dessa proposta.
“Sabemos que esse caráter é emergencial e queremos a abertura de mesas específicas o quanto antes. Por isso, é importante que nossa categoria tenha a ciência que iremos seguir lutando por uma recomposição salarial real e que esses 9% de agora são emergenciais, para uma categoria que estava há mais de seis anos sem receber aumento”, frizam as Coordenadoras Gerais Tania e Loiva em suas falas durante a Assembleia.
O TAE Aposentado Saúl Corrêa Ilhana, ao microfone, relembrou colegas que estão faltando nos debates em razão de terem falecido durante a pandemia da COVID-19. Além disso, Ilhana também enfatiza que sindicalista precisa defender a escolha e decisão da sua categoria durante Assembleias de base.
O TAE Paulo Ronaldo da Silva Martins, mais conhecido como Paulo Quadrado, também repudiou que o encontro do GT de Negros e Negras da FASUBRA não ocorreu.
Por fim, estiveram presentes na Assembleia do dia 15, ao todo 44 TAEs, além dos Coordenadores Financeiros e Patrimoniais da Assufsm Elton Rogério, o Escadinha, e Eleutério Jost, as Coordenadoras Gerais Loiva Chansis e Tania Maria Flores (a qual mediou a Assembleia), o Coordenador Geral Beto Fidler, o Coordenador Jurídico e de Relações de Trabalho Milton Maus, a Coordenadora Jurídica e de Relações de Trabalho Cerlene Machado, a Tita e a Coordenadora de Secretaria Vanessa Kunz (que compôs a mesa da Assembleia).
Veja o álbum de fotos completo, clicando aqui.