O Brasil registrou, em 2022, 612.900 notificações de acidentes de trabalho. O número de óbitos provocados por esses acidentes chegou a 2.500.
A atividade de atendimento hospitalar é o setor com maior número de notificações, que chegam a mais de 59 mil casos. Técnicos de enfermagem foram os profissionais mais acidentados, com 36 mil casos.
Os dados foram divulgados nesta quarta-feira pelo Observatório de Segurança e Saúde no Trabalho, iniciativa do Ministério Público do Trabalho, Organização Internacional do Trabalho, e diversos órgãos do governo federal.
O professor Ildeberto Muniz, da Faculdade de Medicina de Botucatu, unidade da USP, afirma que os dados refletem só aos números do INSS, aqueles vinculados a empregados formais, que contribuem com a previdência social.
Para complementar as informações, o Observatório também divulgou dados de notificação obrigatória de atendimentos do SUS nos casos de acidentes de trabalho. Foram 392 mil notificações de acidentes envolvendo trabalhadores.
Em 2022, foram mais de 148 mil concessões de benefícios previdenciários para acidentados e 6.500 concessões de aposentadoria por invalidez.
A cidade de São Paulo registrou, no ano passado, mais de 51 mil notificações de acidentes. O Rio vem logo em seguida, com mais de 18 mil e Belo Horizonte, com 11 mil.acidentes.
Segundo o procurador do trabalho Luiz Fabiano de Assis, a plataforma SmartLab é hoje o maior repositório de informação sobre a saúde do trabalhador no país.
No site podem ser encontrados dados de 2012 a 2022, apresentados em diversas formas de cruzamento e informações. Os dados estão disponíveis para acesso público pelo site SmartLabbr.org.
Texto: Rádio Agência Brasil
Foto: Fabio Vieira/Portal Metrópoles