A Direção Nacional (DN) da FASUBRA Sindical participou no Senado Federal, do lançamento da Frente Parlamentar Mista Antirracismo, no dia 11 de abril. A Frente promoverá debates e iniciativas a respeito de políticas públicas e outras medidas que busquem efetivar a igualdade racial, prevista na Constituição, contando com a participação dos mais diversos segmentos da sociedade.
A Frente é composta por 147 senadores(as) e deputados(as) federais e tem como coordenadores(as) e vice-coordenadores(as): senador Paulo Paim (PT/RS), deputada federal Dandara Tonantzin (PT/MG), senadora Zenaide Maia (PSD/RN) e deputada federal Carol Dartora (PT/PR).
O lançamento contou com a presença da ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco. A ministra destacou em sua fala que a educação salva e transforma vidas. “Dandara também foi cotista, eu fui cotista e a gente poder estar agora em locais de decisão, onde sabemos que a gente precisa cada vez mais da educação do povo preto”, afirmou.
“Dia histórico. Estou aqui há quase 40 anos nesse Congresso, quatro como deputado e três de senador, e é a primeira vez que estamos instalando uma comissão mista, Câmara e Senado, de combate ao racismo, graças a força dessa juventude toda que está chegando”, comemorou Paim.
A Frente terá como finalidades acompanhar políticas e ações que envolvam o combate ao racismo e à desigualdade racial; reunir os membros do Congresso Nacional dedicados ao tema do combate ao racismo e à desigualdade racial; acompanhar a tramitação de matérias no Congresso Nacional que tratem do assunto; e defender o combate ao racismo e à desigualdade racial, em âmbito nacional e internacional, e as políticas relacionadas.
Para a DN, a criação da Frente consolida a luta do movimento social, dos movimentos negros do Brasil, do próprio movimento sindical e do serviço público. Além disso, demonstra que agora haverá voz dentro Parlamento para fazer o debate das questões de discriminação racial no país.
Texto e Fotos: FASUBRA