A liberdade de imprensa contempla a liberdade de expressão com a responsabilidade de expressão. Nesse sentido, é necessário atentar-se em relação não só à censura mas, principalmente, à propagação de informações falsas. Mais do que nunca, a sociedade brasileira precisará da informação confiável, verificada e universalmente acessível para preservar a democracia e o estado democrático de direito, e contribuir para a construção de sociedades fortes e resilientes.
A DATA
No dia 3 de maio de 1993, a Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura) instituiu o Dia Mundial da Liberdade de Imprensa para lembrar o direito de jornalistas e profissionais midiáticos de investigar e publicar informações livremente. Além disso, essa data serve como um alerta para os casos de opressão sob a mídia e sob os trabalhadores e trabalhadoras, que ainda ocorrem em muitos países.
O tema do Dia Mundial da Liberdade de Imprensa este ano é “Moldando um futuro de direitos: liberdade de expressão como um motor para todos os outros direitos humanos.”
O Secretário geral da ONU António Guterres afirma que “toda a nossa liberdade depende da liberdade de imprensa”. Para ele, o funcionamento pleno do setor é a base da democracia e da justiça. Mas ao alertar que essa liberdade está sob ataque, ele destaca que a verdade vem sendo ameaçada pela desinformação e pelo discurso de ódio que confundem os limites entre fato e mitos, entre ciência e conspiração.
Com informações de Calendarr