Milhares de mulheres de todo o país, de diferentes profissões, da cidade, do campo e da floresta se reuniram, em Brasília, para a sétima edição da Marcha das Margaridas. Seis mulheres estão representando a Assufsm na Marcha: Angelita do Amaral, Marli Duarte Keller, Solange Pahim – pelo Coletivo Vamos à Luta – e, Sônia Molinari, Genair dos Santos Maciel e Lenir Rodrigues – pelo coletivo Frente Cutista.
O encontro que acontece a cada quatro anos, iniciou ontem (15) e, neste ano, tem como tema: ‘Pela reconstrução do Brasil e pelo bem viver’. São dois dias de evento, sendo o primeiro, marcado pela concentração das mulheres e diversos fóruns de discussões. Já no segundo dia, na manhã dessa quarta-feira (16), iniciou a famosa marcha rumo ao centro dos Três Poderes, percorrendo a Esplanada dos Ministérios.
Algumas demandas apresentadas pela marcha são a ampliação da participação das mulheres na política; combate à violência, racismo e sexismo; autonomia econômica; acesso à terra e educação; segurança alimentar; produção rural aliada à agroecologia e universalização da internet e inclusão digital.
A Marcha das Margaridas é coordenada pela Confederação Nacional de Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares (CONTAG), em parceria com outros coletivos femininos e movimentos feministas, centrais sindicais e organizações internacionais.
Confira os registros da Marcha, enviada pelas representantes da Assufsm: