A partir deste mês de outubro, a prova de vida dos servidores públicos federais aposentados, pensionistas e anistiados políticos poderá ser realizada pelo aplicativo SouGOV. A atualização foi anunciada pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) na última quarta-feira (dia 04).
Antes, os beneficiários(as) iniciavam o procedimento no aplicativo SouGOV mas, para realizar o reconhecimento facial, eram redirecionados para o aplicativo GOV.BR. Com o lançamento da nova funcionalidade, o procedimento é realizado agora por completo no aplicativo SouGOV.
“Além disso, a nova funcionalidade torna mais simples a captação da imagem do rosto do beneficiário, que precisa apenas enquadrar a face na área tracejada que aparece na tela do celular”, destaca o MGI.
Contudo, a realização da prova de vida pelo GOV.BR também continua disponível.
Caso o beneficiário não consiga realizar a validação facial em função de divergências de cadastro ou por ausência de biometria facial nas bases de dados da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) e do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ele deverá procurar qualquer agência bancária onde recebe o provento ou benefício.
Texto: Portal Extra RJ e Wagner Advogados Associados