O frio incomum para a época do ano e o tempo instável não foram motivos para espantar as dezenas de famílias que se reuniram na última quinta-feira (12), na Sede Campestre da Assufsm. Como tradicional, a celebração do Dia das Crianças trouxe alegria, descontração e integração aos pequenos e pequenas, filhos(as) e netas(as) de servidores e servidoras TAEs da UFSM.
A diversão tomou conta do ginásio. Os brinquedos infláveis e a música pulsante não deram descanso para os pequenos e pequenas, que se perdiam em meio aos risos e gargalhadas. O pula-pula, a piscina de bolinhas, o escorregador gigante e o minhocão fizeram sucesso entre a garotada.
Além disso, a boneca Emília do Sítio do Picapau Amarelo – que todos os anos, está presente na festa – incentivou a criançada a participar de uma série de brincadeiras divertidas.
E não foi só isso! Para manter toda a galerinha à mil, estiveram garantidos muitos lanches, sucos, refrigerantes e doces.
Alegria para todas as idades
A Festa do Dia das Crianças da Assufsm é conhecida pela integração de várias gerações. Convidada da TAE aposentada do HUSM Naira Machado da Silva (59), Keity soccol (36) estava com Luigi, seu bebê de apenas um mês de vida curtindo a festa. Enquanto os irmãos maiores Enrico (8) e Laís (2) curtiam os brinquedos e as brincadeiras, o recém-nascido curtiu muito o colinho e amor de seus familiares.
A TAE Luciana Tronco (47), do setor de Enfermagem, levou o filho Samuel (10) para festejar o seu dia. Ela comenta que a Festa traz um misto de nostalgia: “Essse espaço consegue resgatar algumas memórias, com músicas e brincadeiras da nossa época. É bom porque tira as crianças daquele meio tecnológico, do computador.”
Já a TAE, Angela Souza, lotada na PRAE, levou toda a sua família: as filhas Luandra (10) e Leandra (14), e os netos Lucas Miguel (6) e Melina (2). Ângela parabeniza a iniciativa do sindicato de promover eventos de integração das famílias: “O que impressiona é a forma como a festa é organizada todos os anos. Cada detalhe na festa é pensado com muito carinho para as nossas crianças. Elas adoram e já ficam perguntando quando vai ser a Festa do trabalho da mamãe e da vovó.”
As melhores amigas Pietra (8) e Tainá (8) se divertiram muito na festa, especialmente no brinquedo “Tombo legal”. Elas definem ser criança como um “mar de alegrias”. “Criança só pensa positivo! Na maioria das vezes, não estamos tristes porque queremos aproveitar a nossa infância para brincarmos e estudarmos e sermos uma grande pessoa quando a gente crescer”, afirma Tainá.
As colegas de escola e também melhores amigas Maria Cecília (10), Yasmin (10) e Manuela (10) se deliciaram com os doces e participaram de todas as brincadeiras propostas. Enquanto Maria Cecília fala: “Toda criança quer ser adulta quando é criança. Quando é adulto. quer voltar a ser criança. A gente tem que aproveitar…”, as amigas Yasmin e Manuela complementam: “Eu amo ser criança, não quero crescer nunca!”.
Confira todas as fotos da festa do Dia das Crianças aqui.