Entre os dias 25 e 29 de setembro, foi realizado no auditório do Centro de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Santa Catarina, o XXIX Seminário Nacional de Segurança das IFES e EBTTs.
A Assufsm foi representada no evento pelos TAEs vigilantes Sandro Timm, César Machado, Eduíno Simões e Adão Nunes, além do Coordenador de Esportes, Cultura e Lazer da Assufsm e vigilante da UFSM, Paulo Voigt.
O Seminário debateu temas como a autonomia universitária, a carreira, a segurança pública, as questões de gênero, os crimes de racismo e intolerância, a terceirização do trabalho e as tecnologias aplicadas à segurança e a conjuntura política nacional e internacional, tema de palestra proferida por Eduíno Simões.
Além disso, foi redigida uma carta (veja aqui) que está sendo entregue para reitoras e reitores das Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) e de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (EBTT) de todo o Brasil.
Na carta, é solicitada a abertura de concurso público para vigilância, assim como apresentada a diferença entre vigilante orgânico, que prestou o concurso público e está comprometido com a instituição, e o terceirizado, que não recebe a capacitação para trabalhar em instituições de ensino.
Na UFSM, a chamada Carta de Florianópolis foi entregue à vice-reitora Martha Adaime, pelos TAEs Eduíno Simões e Sandro Timm, no dia 10 de outubro.
O GT Vigilância teve seu encontro do mês de outubro cancelado em razão de não haver sala disponível para realização da reunião do grupo de trabalho. Em breve, o GT será reagendado, visto que a Assufsm vive agora o período de transição da Coordenação, biênio 2023-2025.
Texto com informações do grupo participante do seminário.
Fotos: Arquivo Pessoal