Na manhã desta terça-feira (26), a Assufsm se reuniu com a Superintendência do Hospital Universitário de Santa Maria (HUSM), para tratar de questões relativas ao trabalho e estabelecer ações conjuntas junto à gestão do Hospital. Na reunião, a Assufsm esteve representada pelas Coordenadoras Gerais Natália San Martin e Alessandra Alfaro, e pelo Coordenador de Secretaria André Comin. Estiveram presentes também representantes do Sindiserf, que atende os(as) trabalhadores(as) da EBSERH.
Uma demanda apresentada pelo sindicato, nas reuniões anteriores, era um espaço físico dentro do HUSM para estar mais próximo aos trabalhadores(as) do Hospital. A sala já foi disponibilizada pela gestão e fica localizada aos fundos do HUSM. Em breve, o espaço estará pronto para ser utilizado. Além disso, na reunião, foram tratados de outras questões pertinentes, como a pauta salarial, controle de horas extras e as atividade de ensino, pesquisa e extensão no Hospital.
O objetivo é que essas reuniões aconteçam de forma periódica, conforme frisa o superintendente do HUSM Humberto Palma. A ideia também é criar um Comitê Educacional – para abordar questões relativas à gênero, raça, etnia, classe e combate assédio moral e sexual – com representação ativa dos sindicatos. O gerente administrativo do HUSM João Batista de Vasconcellos comentou sobre a necessidade de discutir e levar mais informação aos trabalhadores(as), especialmente sobre a questão dos assédios.
Por fim, outra questão mencionada, foi em relação à capacitação dos trabalhadores(as) do Hospital para a Lingua Brasileira de Sinais, tornando o ambiente ainda mais inclusivo e acolhedor.