GT PGD se reúne para debater minuta apresentada pela Reitoria e apresentar resultados da pesquisa de opinião

Na manhã desta quarta-feira (18), o GT PGD realizou a sua primeira reunião para debater o Programa de Gestão e Desempenho (PGD). O GT é extraordinário, fruto de um encaminhamento da Assembleia Temática realizada no dia 5 de dezembro (veja aqui). A reunião do GT PGD foi transmitida ao vivo. Acompanhe a gravação clicando aqui.

 

O Coordenador Geral Ciro Oliveira fez abertura da reunião, trazendo uma cronologia das últimas reuniões com a Reitoria e Assembleias promovidas pela Assufsm para debater o assunto.

Na semana passada, a Reitoria da UFSM transmitiu uma live (veja aqui) apresentando a minuta do PGD. Na transmissão, o Pró-Reitor de Gestão de Pessoas Frank Casado apresentou a minuta do PGD, ponto a ponto, informando como ela foi construída (veja a minuta) e destacou: “O PGD é o modelo de gestão, que busca melhoria da qualidade dos serviços públicos. Esse é o objetivo da nossa Instituição, independente da existência de PGD ou não, isso é o que a nossa Instituição sempre procurou. O PGD nos ajuda a organiza melhor isso”.

Já o Reitor Luciano Schuch destacou: “Nós vamos iniciar a implantação do PGD através de uma portaria. Uma portaria nossa do gabinete, não a resolução. A resolução ainda vai estar em discussão. O circulo um da resolução seria a fase pra nós comerçamos a se adaptar, entender o sistema, pra gente discutir com as esquipes. O circulo um inicia no dia 11 de março, através da portaria, nesse período vai acontecer toda a discussão dentro da Universidade pra que, quando a gente tiver essa resolução madura no entendimento, ela subir para o CONSU (Conselho Universitário) e a partir dele ter a aprovação ou não da resolução”.

Na reunião desta manhã do GT PGD, o Coordenador de Comunicação da Assufsm Guilherme Elwanger apresentou uma análise dos resultados da Pesquisa de Opinião sobre o PGD, feita pela Assufsm. O formulário encerrou no último domingo (14), com um total de 361 respostas. De forma geral, conforme pontua o coordenador, as respostas revelam que ainda há muitas dúvidas sobre a implementação do PGD na UFSM e que o assunto não foi suficientemente discutido pela Reitoria com a categoria. Há também dúvidas dos servidores e servidoras em relação a modalidade de PGD presencial e ao teletrabalho – este último, visto como uma das principais vantagens por grande parte dos respondentes. Você pode conferir os resultados da pesquisa clicando aqui.

Logo após, a coordenadora suplente Gabriela Malaquias apresentou uma análise sobre o PGD nas Intituições de Ensino Superior (IES) do Rio Grande do Sul. Todas as IES mencionadas (UFRGS, FURG, UFPEL, UNIPAMPA, IFFAR e UFFS) implementaram o PGD em 2022. A principal diferença, conforme pontua a coordenadora, em relação ao que é proposto pela Reitoria da UFSM, é que nestas IES o regime é optativo e não compulsório. Veja o relatório apresentado na reunião (clique aqui). Outros dados e relatórios podem ser analisados no Portal PGD 2.0 (veja aqui)

Em seguida, o espaço foi aberto para contribuições dos(as) presentes. Foram então definidos os encaminhamentos da reunião:

  • Realização de um abaixo-assinado da categoria que será entregue para a Reitoria. A proposta é começar a passar com o abaixo-assinado nos setores já na próxima semana. Além disso, ele será disponibilizado de forma online. Pautas que serão incluídas no abaixo assinado: PGD não compulsório; início imediato do teletrabalho e não 6 meses depois do PGD; ampliar o teletrabalho integral para todos os TAEs desde que o setor permita e haja possibilidade das tarefas serem feitas pelo teletrabalho total; incluir a CIS no Comitê Gestor e ter representação dos TAEs nas setoriais;
  • Solilcitação do adiantamento da audiência pública promovida pela Reitoria que está marcada para o dia 20 de março, depois de já ter implementado o PGD. O GT solicita que a Audiência seja realizada antes para que as solicitações sejam incluídas na minuta;
  • Aprovação do documento que será entregue até dia 15 de fevereiro para a Reitoria, junto com uma parcial do abaixo-assinado;
  • Inclusão do debate sobre o PGD na mobilização do Estado de Greve. Caso seja feita a greve, o PGD deve ser um ponto a ser incluído na discussão.
  • Inclusão da pesquisa de Opinião no Portal de Questionários da UFSM. Já foi solicitado para Reitoria, mas o formulário ainda não foi incluído.
  • Agendamento de uma reunião com advogado da Wagner Advogados Associados para saber sobre a obrigatoriedade ou não do PGD.
  • Dia 15 de fevereiro haverá mais um encontro do GT PGD. A próxima reunião do GT será no dia 30 de janeiro.

 

 

Postagens recentes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Isso vai fechar em 0 segundos