Nesta sexta-feira (12), a greve dos TAEs da UFSM completou trinta dias. Veja agora uma análise desse primeiro mês:
AVALIAÇÃO 30 DIAS DE GREVE
A Técnico Administrativa em Educação, representante da base e integrande do coletivo “Vamos à Luta”, Rosiele Martini, relata sobre os 30 dias de greve: “Esses 30 dias de gereve dos Técnico Administrativos em Educação revelam a importância da mobilização setoriais e o conhecimento por parte de toda a comunidade, acadêmica e externa, das nossas pautas. A grande adesão à greve é reflexo da insatisfação da categoria com o governo que se diz popular e foi eleito pela maioria dos servidores públicos e também pelas falas dos seus ministros e secretários”. Rosiele acrescenta que o movimento grevista surge em um momento decisivo, principalmente relacionado a reestruturação da carreira da categoria. ” O envio de caravanas à Brasilia nessa semana aumentartá a pressão no governo por mesas de negociações decisivas e não mais mesas de enrolação”, comenta a TAE.
O Coordenador Geral da Assufsm Ciro Olveira também fez sua avaliação, ressaltando a grande adesão que o movimento vem tendo cada dia, além de identificar alguns efeitos que já vem ocorrendo após 30 dias de greve. “Primeiro efeito pratico é que antes havia uma determinação do governo que a gente não poderia aceitar os benefícios, como auxílio alimentação, crechê e saúde, estando em greve o governo recuou nesse ponto. Também já temos a informação que tem uma mesa marcada com o governo para o dia 19. Então, realmente a nossa greve é uma greve gigantesca em todo Brasil, que abrange quase todas as universidades. A tendência é que a gente cresça ainda mais com esse movimento. E a gente espera que essa greve não dure muito, que esse crescimento da greve, com a mobilização das univerisidaes e com essa abertura de negociação que agente consiga avançar e finaliza essa greve o mais breve possível com uma grande vitória dos TAEs”
Na próxima semana, o GT Carreira se reunirá todos os dias em que não houverem atividades externas – às 9h, no lonão da greve – para discutir o relatório final do Grupo de Trabalho (GT) criado no âmbito da Comissão Nacional de Supervisão da Carreira dos Cargos Técnico-Administrativos em Educação (CNSCCTAE). Além disso, uma reunião com o GT Mulheres será chamada na próxima semana.
Confira abaixo o documento entregue aos ministros, que sistematiza os estudos e debates do GT:
https://drive.google.com/file/d/1-BW3FGjU6yej8PKhmoOQVElDS3N2XCo6/view?usp=drive_link
Ao final da reunião do Comando desta manhã, caravaneiros(as) se reuniram também no lonão da greve para assinar o termo de compromisso e fichas de saúde. A Caravana à Brasília sairá de Santa Maria no próximo domingo, dia 14, com previsão de retorno no dia 20 de abril.
TAE, participe dos debates da sua categoria e construa uma greve forte!