Nesta terça-feira (21) pela manhã, a Assembleia da categoria discutiu as propostas para o Reconhecimento de Saberes e Competências (RSC), assunto que já vinha sendo debatido pelo Comando Local de Greve (CLG) todas as tardes, no lonão.
De ínicio, foram dados informes locais sobre a reunião extraordinária com o HUSM (veja aqui) e informes nacionais, trazidos por Jorge Trindade (Jorjão) e Maurício Severo, dois delegados que estavam representando a Assufsm no Comando Nacional de Greve (CNG), em Brasília, nos últimos vinte dias.
A Assembleia seguiu com a exposição do TAE Edvaldo Faour C. da Silva, lotado no CCR. Edvaldo fez uma síntese das propostas apresentadas para o RSC pelos coletivos que integram a Fasubra: Chapa 30 – Unidade para Lutar, CTB,TRAVESSIA/TNL, UNIR e RESSIGNIFICAR. Confira a apresentação completa aqui.
Desde 2013, está em dicussão a concessão do RSC para TAEs. O objetivo da categoria é garantir uma maior valorização de seu trabalho e de seus esforços para adquirir conhecimento dna área. Apesar da discussão não ser nova na Fasubra, ainda não existe uma posição firmada sobre essa pauta. O assunto está na Mesa de Negociação Específica de Carreira com o Governo Federal e na Comissão Nacional de Supervisão da Carreira (CNSC). O RSC é um processo pelo qual são reconhecidos os conhecimentos e habilidades desenvolvidas a partir da experiência individual e profissional, para fins de retribuição por titulação.
Como encaminhamento da Assembleia, o CLG irá avaliar a possibilidade de reunir representantes dos coletivos citados na apresentação, para que possam tirar dúvidas sobre as propostas. Uma nova Assembleia temática será marcada para aprofundar ainda mais o assunto.
Já na parte da tarde, o CLG fez vigília, no hall da reitoria, durante a 5° reunião da Mesa Específica e Temporária, que iniciou às 14h, no Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI). A nível nacional, durante a negociação, os Comandos Nacionais de Greve (CNGs) de SINASEFE, Andes-SN e Fasubra estiveram em manifestação na frente do Ministério. A caravana da Assufsm também esteve engajada na mobilização em Brasília, participando da Marcha pela Educação e da vigília.
Uma transmissão ao vivo foi organizada para acompanhar os primeiros informes desta Mesa de Negociação, com representantes da Fasubra, SINASEFE e Andes. Confira o vídeo na íntegra aqui: https://www.youtube.com/watch?v=rgVlnng0bYo