Essa semana o governo enviou oficialmente, ao Comando Nacional de Greve da FASUBRA, um convite para uma próxima rodada de negociações para a próxima terça feira, dia 11/06. Essa data é produto da mobilização e da força de nossa greve, que vem conseguindo pressionar o governo para se mover internamente em busca de recursos para que possamos avançar nas mesas de negociação.
Importante destacar que as iniciativas conjuntas entre FASUBRA, ANDES-SN e SINASEFE, através dos comandos de greve dessa entidade tem sido uma articulação importante que vem acumulando forças para aumentar a pressão sobre o MGI. Na ultima mesa docente, no dia 03 de junho, o protesto feito pelo ANDES-SN e pelo SINASEFE que estavam na mesa, e pela FASUBRA, que participou do ato na porta do MGI em solidariedade, surtiu efeito e fez com que o governo marcasse as novas mesas de negociação para semana que vem.
Diante desses fatos novos, o CNG/FASUBRA se reuniu nessa terça feira, 04 de junho, para avaliar esses novos fatos, chegando a conclusão que é absolutamente necessário que possamos aumentar a visibilidade da greve ocupando todos os espaços para disputar efetivamente o orçamento, com ações nas ruas, nas redes e a pressão sobre o parlamento.
Com base nessa análise deliberou as seguintes ações:
- Organizar atos unitários com ações radicalizadas em unidade com os comandos locais da FASUBRA, ANDES-SN e SINASEFE, em todas as cidades e capitais do país nos dias 7, 10 e 11 de junho. As ações a serem organizadas pelos comandos locais deverão ser informadas ao CNG para compormos uma agenda nacional de lutas. Enviar para os e-mails: cng.comunicacao@fasubra.org.br cng.secretaria@fasubra.org.br.
- TWITAÇO unitário entre FASUBRA, ANDES-SN e SINASEFE dia 07/06, às 10h com a #EducacaoNoOrcamento – Queremos colocar essa hashtag no topo do Twitter.
- Caravanas de bases próximas a Brasília no dia 10 e 11 de junho. O CNG/FASUBRA está estudando a possibilidade de ajudar com um aporte financeiro as entidades filiadas mais próximas da capital federal para intensificar o número de caravaneiros nos dias da reunião entre Lula e Reitores das IFES (10/06) e no dia da mesa de negociação dos TAE ( 11/06).