Moção de Repúdio ao PL 1.904 é aprovada na Câmara de Vereadores de Santa Maria

Na tarde de terça-feira (25) a moção de repúdio ao PL 1.904 foi aprovada na Câmara de Vereadores de Santa Maria. Os e as TAEs estiveram presentes para mostrar seu apoio.

De 20 vereadores presentes, 14 votaram a favor da moção. Encaminhada pela vereadora Marina Callegaro (PT), a  Moção de Repúdio nº 4/2024 contra o PL 1.904. Ao apresentar a moção a vereadora explica porque esse PL não deve ser aprovado “Além de degradante e de um retrocesso nos direito das mulheres, o PL do Estuprador incorre em diversas institucionalidades quando de forma abrupta obriga que meninas e mulheres que engravidaram em decorrência do crime de estupro tenham que enfretar o risco de vida e carregar a dor deste trauma pro resto de sua vida além de levar adiante uma gravidez que é indesejada”.

A vereadora ainda traz o dado do Relatório Anual Socioeconômico da Mulher, em 2023 foram registrados 74.930 ocorrências de estupro em mulheres no Brasil. Marina também traz em sua fala o grito que está sendo proclamado para repudiar esse projeto de lei: “Criança não é mãe! Estuprador não é pai!”.

Durante a tarde, diversos vereadores ocuparam seu espaço para se manifestar a favor ou contra a moção de repúdio. Ao final dos pronunciamentos foi realizada a votação.

Os e as TAEs, em conjunto com outros sindicatos, coletivos e organizações, estiveram presentes para mostrarem sua força e apoiarem a moção que repudia esse PL. Os manifestantes levaram cartazes que manifestavam sua opinião e indignação com esse projeto.

Ao final da sessão, a vereadora Marina, junto com os sindicatos e coletivos, comemoram a vitória. “Vou agradecer a todos os vereadores que votaram favorável a esta moção, independente do entendimento e da justificativa. É muito importante a posição desta casa. Eu como vereadora jamais vou deixar de debater esses temas que afetam a nossa cidade, que refletem na vida das nossas mulheres, das nossas crianças, das nossas meninas. É uma pauta de muita importância que precisa ecoar em Brasília e em todos os cantos do nosso país”, comenta a vereadora.

Veja mais fotos clicando aqui.

Postagens recentes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Isso vai fechar em 0 segundos