Nesta quinta-feira (27) aconteceu mais uma Assembleia de Greve que teve como tema o Programa de Gestão e Desempenho (PGD) e a possibilidade de implementação das 30 horas. A assembleia aconteceu no Auditório Wilson Aita, localizado no anexo “C” do prédio do Centro de Tecnologia.
Antes de dar início ao tema da Assembleia foi feita a leitura do Termo do Acordo com o governo que foi assinado nesta quinta (27). Após a leitura realizada pelo Coordenador Geral da Assufsm e integrante do Comando Local de Greve, Ciro Oliveira, também foi passado informes da reunião com o reitor realizada na quarta-feira (26), onde foi dado início a discussão sobre a volta dos TAEs após a greve.
Após os informes, a Coordenadora Geral da Assufsm e integrante do CLG, Natalia San Martin, realizou a leitura da proposta de Acordo de Greve que será entregue para reitoria da UFSM na sexta-feira (28). Além da leitura, os presentes na Assembleia puderam construir em conjunto a proposta, fazendo algumas alterações e acrescentando itens de interesse da categoria. O acordo também inclui as questões relacionadas aos outros campi.
Na sequência, Ciro inicia a explanação do PGD. O coordenador traçou uma linha do tempo explicando como o programa chegou na Universidade, ele evidencia que nenhum dos(as) TAEs estiveram na comissão que implementou o PGD e acrescenta que, de acordo com a reitoria, entre 50% à 60% dos TAEs já aderiram ao Programa. Além disso, a Coordenadora Geral e também integrante do CLG, Alessandra Alfaro retoma como a implementação desse programa trouxe assédios por meio das chefias.
O TAE Aposentado Eloiz Cristino explanou sobre a possibilidade de implementação das 30 horas. O TAE também trouxe a trajetória dessa discussão na UFSM e o que ainda precisa ser feito para que possa ser implementado.
Ao final, os e as TAEs presentes na Assembleia puderam tirar dúvidas e fazer avaliações a respeito do PGD e da implementação das 30 horas.
Veja mais fotos, clicando aqui.