Os 111 dias de greve foram marcados por conquistas significativas para a categoria dos TAEs. Os ganhos da greve unificada da Educação são muito relevantes, considerando ainda o reposicionamento de aposentados(as), fim da correlação indireta no Incentivo à Qualificação (IQ), aceleração da capacitação e Reconhecimentos de Saberes e Competências (RSC).
No balanço geral, os representantes dos(as) TAEs consideraram positiva a greve, destacando seu aspecto político e o aspecto das conquistas. Na questão política, a categoria saiu fortalecida e reconhecida como grupo de luta ativa pela mobilização forte, depois de alguns anos sem greve e uma situação difícil em razão dos últimos governos de Temer e Bolsonaro.
Assim, houve um ganho simbólico e também houve ganhos financeiros para a categoria. Quanto aos ganhos reais, apesar de não haver aumento em 2024, os reajustes acontecerão já no próximo janeiro. A negociação com o governo federal evoluiu para um acordo de greve que garantiu 9% em 2025 e 5% em 2026. Além disso, houve uma majoração no STEP de 0,1% em 2025 e 0,1% em 2026. Houve ainda a conquista do RSC que será discutido e regulamentado dentro de 180 dias e implementado em 2026.
Confira a evolução das propostas do Governo para a carreira dos (as) (TAEs).
Outros itens da pauta de greve atendidos:
Para ativos(as):
– Diminuição do interstício de progressão de 18 para 12 meses. Nota: Tempo para atingir nível final da carreira reduz de 22,5 hoje para 18 anos sem aceleração por progressão ou até 15 anos com a aceleração por progressão de capacitação.
Para aposentados(as), pensionistas e ativos(as):
– Verticalização da malha salarial – antes existiam tabelas de I e IV, com 16 padrões de vencimentos e passará a existir uma tabela de 19 padrões.
– Utilização da classe E como referência remuneratória na tabela.
Há ainda temas fundamentais que serão discutidos na minuta de acordo de negociação no pós-greve, por meio dos grupos de trabalho, como a jornada de 30 horas, adicional de insalubridade, reposicionamento dos aposentados(as) e democratização das IFEs para os(as) TAEs.
Veja, nas tabelas enviadas pela FASUBRA no ID 01 de julho, como estão as remunerações nos níveis e as tabelas compiladas:
Veja as compiladas:
TAE, participe dos debates da sua categoria.