Fasubra participa do XII Seminário da Rede de Observatórios do Mercado de Trabalho

O DIEESE e o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) realizaram na tarde da última quinta-feira (4) o XII Seminário da Rede de Observatórios do Mercado de Trabalho. O evento aconteceu de forma on-line e teve como tema ‘Trabalho e mudanças climáticas’.

As palestras foram ministradas pelo técnico licenciado do DIEESE, Eduardo Schneider, pelo auditor fiscal do trabalho e coordenador da Campanha Nacional de Prevenção de Acidentes do Trabalho (Canpat), José Almeida Júnior, e pelo tecnologista da Fundacentro, Daniel Bitencourt.

O horizonte e o mundo do futuro no Brasil nos chegam sempre como muito negativos, especialmente no universo do trabalho. Seja pelas mudanças climáticas, ou tecnológicas, com robótica e a inteligência artificial, as análises chegam com o curto-prazismo, insuficiente para análises de mais longo prazo.

Dentre outros fatores que sinalizam uma mudança de época, estão pontos como as alterações climáticas e seus impactos, o que condiciona a localização dos negócios e empregos, e um novo regime demográfico do Brasil, que aponta uma inflexão na trajetória demográfica do país.

Para a coordenadora de comunicação da Fasubra, Lucimara da Silva da Cruz, a discussão foi extremamente importante principalmente aos trabalhadores que exercem as suas funções ao ar livre.

“Existe uma variedade de atividades exercidas nas universidades, que por conta da complexidade tem se criado uma dificuldade de instituir a melhor forma de avaliar os riscos para efeito de concessão de adicionais, pois hoje temos somente a discussão sobre o adicional de insalubridade”, afirma Lucimara.

A Fasubra entende que este evento também foi muito importante, pois implica em fatores a mais que poderão ser incluídos em discussões sobre a saúde e ambiente de trabalho.

Fonte: Fasubra

Postagens recentes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *