A Comissão de Educação da Câmara dos Deputados realizou na manhã desta terça-feira (10) uma audiência pública que discutiu a educação como estratégia para o combate à violência contra a pessoa idosa.
Conforme o deputado Prof. Reginaldo Veras, responsável pelo requerimento que originou a audiência, programas educativos desempenham um papel fundamental na conscientização sobre os direitos das pessoas idosas e na identificação de sinais de abuso. Além disso. Veras ressaltou a importância da capacitação de profissionais que atuam com idosos, como profissionais de saúde e assistentes sociais, para saberem identificar e lidar adequadamente com casos de violência.
O debate é reuniu especialistas, profissionais da área e representantes da sociedade civil para discutir estratégias eficazes no combate à violência contra a pessoa idosa, um tema de extrema relevância e urgência atualmente.
A Fasubra marcou presença e foi representada por Lucimara da Silva da Cruz, Coordenadora de Imprensa e Comunicação, por Lucineide Paiva da Direção Nacional e por João Daniel Moura da Coordenação de Estaduais.
Lucimara em seu momento de fala chamou a atenção para a violência de estado, pois desde as mudanças na lei de previdência social e os ataques na seguridade social realizadas em 1998,as principais prejudicadas são as mulheres mais idosas. “A medida em que você envelhece e mais precisa do apoio do estado nacional, o estado começa a retirar os seus direitos, quando impõe uma série de condições que a maioria da população, principalmente as mulheres, não conseguem alcançar para ter acesso à aposentadoria” relata Lucimara,“ isso é uma usurpação da poupança feita pelas trabalhadoras e trabalhadores ao longo de sua vida laboral” completa.
Para Lucineide Paiva, da Direção Nacional da Fasubra, o tema da audiência pública é muito relevante para a sociedade, porque a violência contra o idoso não é só física.
Em seu momento de fala, Lucineide informou sobre o XI Encontro Nacional de aposentadas/os, aposentadas/os e Pensionistas da FASUBRA Sindical que será realizado nos dias 15, 16 e 17 de outubro e terá como tema: “Luta, Amor, Gratidão. Respeito, aposentados fazendo a diferença no mundo”, e tem palestrantes da Federação, da UFPel e do SESC-GO.
Serão apresentados os temas: PCCTAE, resultado da greve; saúde e qualidade de vida na pré e pós-aposentadoria; violência contra a Pessoa Idosa; Direitos dos aposentados/as e da pessoa idosa; grupos de trabalho e votação de propostas.
A Assufsm escolherá, em seu GT Assuntos de Aposentadoria e Pensão no dia 12 de setembro, às 14h, na sala 101 (Antiga Reitoria), seus representantes para estarem no Encontro de Aposentados, em Brasília.
Para a Deputado Federal Erika Kokay, que fez parte da mesa, a iniciativa da Comissão de Educação em promover esse debate demonstra o compromisso do poder legislativo em enfrentar questões sociais complexas e buscar soluções que garantam a proteção e o bem-estar dos idosos em nossa sociedade. “Fica evidente a necessidade de ações concretas e políticas públicas eficazes para combater esse tipo de violência e promover um envelhecimento digno e respeitoso para todos os cidadãos” Afirmou Erika kokay.