Setembro chega ao fim, mas a campanha de prevenção ao suicídio permanece em alerta

Com a chegada do fim de setembro, nada mais importante que relembrar da campanha do setembro amarelo, de prevenção ao suicídio! Fiquemos em alerta.

💛 O Setembro Amarelo é uma campanha brasileira importante que ganha cada vez mais repercussão. É o tempo de lembrar ainda mais sobre o combate ao suicídio e as doenças relacionadas ao aumento vertiginoso dessa prática. Por isso, trazemos algumas informações essenciais sobre esse cenário.

😔As doenças mentais relacionadas ao trabalho podem ser causadas por diversos fatores, como a organização do trabalho, exposição a agentes tóxicos, entre outros.

😩Alguns dos principais transtornos mentais relacionados ao trabalho são: depressão, ansiedade, síndrome de Burnout, estresse ocupacional, síndrome do pânico e somatização.

✔ ️Outros sintomas que podem indicar o desenvolvimento ou agravamento de transtornos mentais relacionados ao trabalho são: agitação, irritação, nervosismo, taquicardia, sudorese e insegurança.

📌Se o (a) trabalhador (a) for internado, após a alta médica, ele ou ela pode ter estabilidade de 12 meses no emprego, se a causa da doença estiver relacionada ao trabalho.

👉Situações de assédio no trabalho, excesso de demandas de trabalho, baixa autonomia, baixo apoio social, medo de perder o emprego e insatisfação no trabalho estão associadas a um maior risco de tentativa ou de suicídio.

✊🏿Ter proximidade e estar filiado (a) ao seu sindicato é uma forma de proteção contra algumas dessas situações.

💆‍♀️Além disso, precisando, peça ajuda! Uma das maneiras é ligar para o CVV, que atende 24 horas em todos os dias da semana, pelo número 188.

Postagens recentes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Isso vai fechar em 0 segundos