Outubro Rosa – Mês da conscientização sobre o câncer de mama

Outubro Rosa é um movimento internacional de conscientização para o controle do câncer de mama, criado no início da década de 1990 pela Fundação Susan G. Komen for the Cure.

A data, celebrada anualmente, tem o objetivo de compartilhar informações e promover a conscientização sobre a doença; proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento e contribuir para a redução da mortalidade.

A campanha de conscientização tem como objetivo principal alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e mais recentemente sobre o câncer de colo do útero.

Cuidar da saúde feminina é um investimento no bem-estar das famílias. A conscientização, o autoconhecimento e o acesso a consultas e exames preventivos é fundamental para a identificação de possíveis alterações no corpo, garantindo um diagnóstico precoce de vários tipos de doenças e também do câncer. Entre os fatores de risco relacionados ao câncer estão a obesidade, o tabagismo e incluem também os maus hábitos alimentares (elevada prevalência de consumo de alimentos ultraprocessados).

O câncer de mama representa um grave problema de saúde pública no Brasil e vem sendo o tipo de câncer mais comum entre as mulheres. O câncer de mama provoca não apenas alterações físicas, mas também afeta significativamente o estado emocional, social e psicológico das pacientes, prejudicando a qualidade de vida e a recuperação.

Em geral, os sinais e sintomas do câncer de mama podem incluir desde nódulos ou massas palpáveis nas mamas ou axilas; mudanças no tamanho ou formato das mamas, alterações na pele como vermelhidão ou aspecto de casca de laranja, até a secreção anormal dos mamilos. É vital que as mulheres estejam atentas a esses sinais e procurem assistência médica imediatamente ao perceber qualquer alteração.

O tratamento do câncer de mama pode variar conforme o estágio e as características do tumor, e podem incluir a cirurgia com a remoção do tumor, nódulo ou mama, o uso da radioterapia como forma de eliminação das células cancerígenas, a quimioterapia e a terapia hormonal, utilizada em casos onde o câncer é sensível a hormônios.

Uma das principais medidas de saúde pública para a detecção precoce do câncer de mama é o rastreamento por mamografia. Este exame é recomendado para mulheres entre 50 e 69 anos de idade, devendo ser realizado a cada dois anos, mesmo na ausência de sinais ou sintomas da doença.

Veja também o que você pode fazer:
1. Autoexame: Realize o autoexame mensalmente. Conhecer seu corpo é fundamental!
2. Exames de rotina: Consulte seu médico e agende mamografias e exames clínicos. A recomendação é começar a realizar mamografias anualmente a partir dos 40 anos.
3. Estilo de vida saudável: Mantenha uma alimentação equilibrada, pratique atividades físicas e evite o consumo excessivo de álcool.

Em Santa Maria, a Associação de Apoio a Pessoas com Câncer – Aapecan divulgou uma série de diversas atividades a serem realizadas ao longo do mês. Confira a programação:

Programação Outubro Rosa da Aapecan 

  • 1 a 15/10 – Exposição fotográfica “Decididas”, no Monet Plaza Shopping
  • 2/10, às 13h – Palestra Outubro Rosa em São Martinho da Serra
  • 8/10, às 19h – Abertura da exposição fotográfica “Decididas”, no Praça Palco do Shopping Praça Nova
  • 9/10, às 20h – Palestra Outubro Rosa no lançamento do uniforme feminino sub-17 do Inter de Santa Maria, no Praça Palco, no Shopping Praça Nova
  • 10/10, das 9h às 11h – Blitz Outubro Rosa, no Posto da Polícia Rodoviária Federal;
  • 10/10, das 9h às 15h – Brechó de Garagem, na Aapecan

Fonte: Secretaria Estadual de Saúde do ES e Diário de Santa Maria

Postagens recentes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *