Falta de comprovação pode suspender pagamento de aposentadorias e pensões
Aposentados e pensionistas nascidos em outubro têm até o dia 31 de outubro de 2024 para realizar a prova de vida obrigatória. A falta dessa comprovação pode resultar na suspensão do pagamento da aposentadoria ou da pensão, o que torna essa tarefa ainda mais importante.
A prova de vida é uma medida que visa prevenir fraudes e garantir que os benefícios sejam pagos de forma correta e contínua. Todos os servidores públicos federais aposentados, pensionistas ou anistiados políticos civis precisam realizar a prova de vida anualmente.
Como fazer?
Existem duas maneiras de realizar o procedimento: presencialmente, no órgão público ou no banco, ou digitalmente, pelo aplicativo SouGov.br. É necessário ter a biometria cadastrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) ou na Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) para o reconhecimento facial.
Se você não puder comparecer pessoalmente ou usar a prova de vida digital, é recomendável contatar a unidade de gestão de pessoas do seu órgão para obter orientações sobre como proceder.
Fonte: Escritório Wagner Advogados Associados com informações do Extra (RJ)