Nos dias 14 e 15 de outubro, os representantes da FASUBRA Sindical participaram da Imersão do Grupo de Trabalho (GT) de Desenvolvimento da Comissão Nacional de Supervisão de Carreiras (CNSC). O encontro teve como foco a discussão e apresentação de propostas para regulamentar os elementos de desenvolvimento na carreira dos servidores técnico-administrativos em educação, com o objetivo de aprimorar e definir diretrizes que promovam o progresso profissional dentro dessa categoria.
Os trabalhos começaram com uma análise situacional, destacando especialmente as razões que motivaram a inclusão das cláusulas quinta e sétima no acordo. Entre os objetivos principais da imersão estão: recuperar as demandas anteriores para incorporá-las no Grupo de Trabalho; mapear o cenário pós-publicação do Decreto 9991/2019 e da Instrução Normativa SGP-ENAP/SEDGG/ME Nº 21, de 1º de fevereiro de 2021; e examinar as dificuldades operacionais enfrentadas pelas Instituições Federais de Ensino Superior (IFES).
Segundo Marcelo Rosa, da direção nacional da FASUBRA, o encontro foi produtivo, no primeiro dia: “Agora temos que estruturar a minuta de alteração do Decreto 9.991/2019, e amanhã veremos a metodologia de trabalho para revisão dos programas que o integram o PDIC, Decreto 5.825/2006 e os ambientes organizacionais, no Decreto 5.824/2006”, afirmou Marcelo.
A imersão continuará amanhã, dia 15 de outubro, com novas etapas de debates e a formulação de propostas que visem fortalecer a carreira dos trabalhadores da educação no serviço público.