Paralisação 48h: Assufsm realiza Seminário de Carreira “Racionalização dos cargos”

O Seminário de Carreira “Racionalização dos cargos”, como parte das atividades de paralisação das 48h, ocorreu nesta terça-feira e teve a mesa principal com as presenças da coordenadora-geral da Assufsm Natália San Martin, com a coordenadora-geral da Fasubra que hoje estava como representante da base Loiva Chansis, a TAE representante da CIS, Sandra Rocha, e assessor jurídico da Assufsm, Heverton Padilha, e a TAE Tânia Flores.

Entre os temas debatidos, Natália San Martin apresentou um panorama geral relacionado com os cargos, cuja apresentação em ppt será disponibilizada em breve.

Loiva destacou na parte introdutória de sua fala o compromisso da Fasubra em incluir a todos e todas no RSC e a defesa da criação do cargo de auxiliar em Educação, considerando que a Fasubra defende a sua recuperação e rehierquização e que esse debate estará em plenária amanhã. O debate dos cargos, disse Loiva, por mais complexo que seja será feito pela Fasubra.

Por sua vez, Tânia destacou a especificidade dos cargos ligados à Educação, em especial os em ambiente de saúde e defendeu um debate mais amplo sobre a perspectiva do serviço público e que a carreira é construída em cima de projetos e princípios. Um terceiro cargo foi citado como uma uma saída à terceirização excessiva nas universidades.

Sandra, como representante da CIS (Comissão Interna de supervisão do PCCTAE) ressaltou o papel do órgão na supervisão da carreira e a necessidade de valorização das comissões internas pela administração da universidade. A CIS faz com que a administração cumpra com a lei, por isso tem que estar sempre atenta com as lutas e transformações da carreira.

Logo depois, falou Heverton Padilha sob o ponto de vista da construção de um alicerce para a carreira, ele fez distinções entre os micro e macrocargos e disse que a ideia inicial do RSC foi trazer benefícios a quem se desenvolvesse na carreira, o que na prática não ocorreu e os servidores (as) tiveram que entrar na Justiça para acessar esse direito. Ele também tirou dúvidas dos (as) presentes.

Entre os encaminhamentos, foi aprovada uma moção de apoio à luta e protagonismo dos aposentados (as) e contra o etarismo, defesa do cargo de auxiliar e contra o processo de terceirização.

O protagonismo da Assufsm ficou evidente, com o evento sendo também acompanhado por TAEs de outras regiões do país, como servidores (as) da UFSCAR e UFPE.

🔗A transmissão completa do seminário poderá ser acessada em: https://www.youtube.com/watch?v=n9uu5cAWjm0

Confira fotos aqui.

Postagens recentes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Isso vai fechar em 0 segundos