Promovida pela Pro Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEP) e pela Pro Reitoria de Extensão (PRE), a roda de conversa integrou as ações da semana do servidor público da UFSM e contou com a participação da Assufsm na mesa de debates, com a Coordenadora Geral Natália San Martin.
Com a importância de trazer o debate na vida profissional dos TAEs, também participam o Pro Reitor da PROGEP Frank Casado e o Pro Reitor de Extensão Flavi Lisboa. Conforme as falas de Flavi, atualmente a grande maioria dos TAEs já tem graduação e tem qualificação pra estarem atuando na extensão, ajudando assim, os estudantes que estão dentro da comunidade acadêmica. A extensão ajuda também no científico-tecnológico da Universidade e também na formação cidadã da sua comunidade acadêmica.
Na UFSM, existem 1.300 ações de extensão em andamento. Porém, os dados apresentados mostram alguns adendos importantes. O HUSM e a Reitoria tem o maior número de TAEs da UFSM com o menor número de projetos de extensão. Ja no CCSH, tem o maior número de projetos de extensão, sem tantos TAEs para orientar. A PRE credita isso a questão de que a coordenação de projetos está como um a mais na carga horária de TAEs, mesmo que seja previsto já em resolução de 2019 que um turno da semana deva ser usado para isso.
Outro dado apresentado foi sobre o orçamento que é investido nos projetos. Na UFSM, foram em torno de 1,91% de investimento, em 2023. Ao longo do debate, perguntas e informações foram trocadas pelos presentes. A Coordenadora Geral da Assufsm Natalia, falou também sobre o debate ser mais intenso na universidade para que colegas TAEs tenham o maior número de conhecimento e possam coordenar e orientar os projetos de extensão dentro da UFSM.
Também se aguarda o debate nacional sobre o RSC para que TAEs possam estar munidos dos critérios para serem reconhecidos e poderem, assim, integrarem projetos extensionistas.
Uma Carta Aberta em apoio à extensão, em nome da Assufsm, foi lida ao quórum para debate e avaliação, a qual foi aprovada e está midiatizada aos TAEs da UFSM abaixo:
Carta Aberta Valorização da Extensão na Carreira dos Servidores (AS) TAEs da UFSM
Nós, da ASSUFSM manifestamos nosso apoio à valorização da extensão na carreira dos Servidores Técnico-Administrativos em Educação (TAEs) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).
Reconhecemos que a extensão é uma função essencial para o fortalecimento da relação entre a universidade e a sociedade, contribuindo para a formação integral dos (as) estudantes e promovendo o desenvolvimento social, cultural e econômico da comunidade. Os(as) servidores(as) TAEs desempenham um papel fundamental nesse processo, atuando como criadores, construtores, gestores, mediadores e facilitadores das ações extensionistas.
É imprescindível que a UFSM reconheça e valorize suas contribuições para a extensão universitária. Isso inclui a implementação de políticas que garantam a inclusão das atividades de extensão na avaliação de desempenho, progressão e promoção na carreira, bem como a oferta de capacitação contínua e o reconhecimento das iniciativas desenvolvidas na área.
Acreditamos que a valorização da extensão não apenas enriquece o ambiente universitário, mas também fortalece a missão da UFSM como uma instituição comprometida com a transformação social e o bem-estar da comunidade. Por isso, é urgente que as instâncias competentes da universidade promovam as condições necessárias para que os servidores TAEs possam desenvolver suas atividades extensionistas com plena dignidade e reconhecimento.
Assim, a ASSUFSM pede a comunidade acadêmica, a administração da UFSM e os órgãos competentes a se unirem a nós nessa luta pela valorização da extensão na carreira dos servidores TAEs, reafirmando nosso compromisso com uma universidade inclusiva, comprometida e socialmente responsável.
ASSUFSM- SINTEST/RS
O debate foi avaliado como de extrema importância e mais ações de informação para a categoria será realizada nas mídias da Assufsm.
Veja mais fotos clicando aqui.
TAE, participe dos debates do seu sindicato.