Na manhã desta quinta-feira, 7 de novembro, a FASUBRA Sindical participou da abertura da Jornada para Assuntos de Aposentadoria, um evento organizado pelo Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (Andes-SN) em parceria com a FASUBRA e outras entidades que integram o Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais (Fonasefe). O evento, que acontece na sede do Andes-SN, reúne representantes sindicais e parlamentares para discutir questões urgentes que impactam aposentados, aposentadas e pensionistas.
A Jornada tem como foco três eixos principais: a análise dos fundos complementares de aposentadoria, o fim da contribuição previdenciária para aposentados e pensionistas, e a revogação da contrarreforma da Previdência. Essas pautas refletem as preocupações dos servidores públicos federais, que buscam alternativas para enfrentar o impacto das reformas nas aposentadorias e a ampliação das contribuições previdenciárias.
Na abertura, um painel trouxe discussões com a presença das deputadas federais Érika Kokay, Luciene e do deputado distrital Fábio Félix, ambos em apoio às demandas dos aposentados. A deputada Sâmia Bomfim também participou remotamente, trazendo reflexões sobre o papel do Legislativo nas mudanças previdenciárias. Flavio Sereno, representante da FASUBRA, destacou a importância do debate, especialmente em um contexto onde, segundo ele, “uma grande fatia do orçamento público vai parar nas mãos do mercado financeiro, principalmente através de políticas de cortes, reformas na Previdência e mudanças nas regras de aposentadoria”.
O evento também atraiu dirigentes de diversas entidades sindicais do Fonasefe, que reforçaram a necessidade de uma atuação coordenada em defesa dos direitos previdenciários. Além das discussões políticas, a Jornada tem como objetivo informar os participantes sobre o funcionamento dos fundos de aposentadoria complementar e traçar estratégias para a defesa de um sistema previdenciário público e sustentável.
Essa Jornada representa um passo importante na mobilização dos servidores públicos para defender conquistas históricas no âmbito previdenciário, buscando tanto a valorização do serviço público quanto a proteção dos direitos dos aposentados e pensionistas.
A Fasubra esteve representada também pelos dirigentes Sandro Pimentel, Rosângela, Abadia, Agar e João Daniel.