Na tarde desta segunda-feira, dia 18 de novembro de 2024, se reuniram na Reitoria no Gabinete do Reitor, no 5o andar, representando a Assufsm as coordenadoras gerais Alessandra Alfaro e Natália San Martin, e o Reitor Luciano Schuch, além da vice-reitora, Martha Adain,e e o Pró-Reitor de Gestão de Pessoas (PROGEP), Frank Leonardo Casado. O tema da pauta foi o cumprimento do acordo da greve 2024 e temas gerais.
A Reitoria apresentou ponto por ponto da pauta do acordo de greve assinado no dia 2 de julho de 2024 e os motivos pelos quais ainda não foram cumpridos. Quanto à métrica de avaliação, que é um dos itens do termo de acordo, o que foi estabelecido pela UFSM é que a métrica deve ser elaborada em conjunto do técnico com a chefia imediata para adesão ao PGD, plano individual em conjunto com o plano gerencial da unidade. Quanto às pautas que estão elencadas no anexo do termo de acordo, foram discutidos item por item.
Quanto ao item 1, da ação, desenvolvimento e serviço, a informação trazida pela PROGEP é que está elaborando uma Instrução Normativa semelhante a que já existe no Instituto Federal Farroupilha e também com base no processo existente atualmente que está protocolado junto ao gabinete do Reitor. E que até o final desse mês deve se finalizar essa minuta de IN, que será repassada para a Assufsm para ser enviada ao Jurídico posteriormente e para o Projur da UFSM – como deixou de existir a questão do afastamento parcial para qualificação, as disciplinas de mestrado e doutorado, pro TAE poder desempenhar essas atividades de capacitação dentro do horário de expediente, que seriam um ou dois dias por semana.
Quanto aos itens do curso de odontologia, foi repassado que a unidade já havia feito duas reuniões com os técnidos da odontologia, mas que ainda algumas coisas ainda não estão andando porque há falta de participação das chefias dos departamentos para que sejam estabelcidos aqueles requerimentos que os técnicos solicitaram.
Quanto aos itens referntes aos campi de Palmeiras, Cachoeira e Frederico, no que se refere à reestruração administrativa do campi de Palmeiras das Missões, segundo a Reitoria, após 13 meses de espera, para o retorno da transformação das CDs em FGs, isso ocorreu esse mês, foi informado que essa reestruturação ocorrerá possivelvemente na última reunião do consul desse ano, no dia 22 de dezembro, que vai ter como pauta as reestruturações dos centros de educações, dos CCs e também do campus de Palmeiras das Missões.
Sobre a ampliação da força de trabalho, dos campi fora de sede, foi informado pela Reitoria que estão com bastante dificuldade de nomear, estando com 10 vagas em aberto, as pessoas foram chamadas com o concurso que está vigente, mas as pessoas não têm interesse em tomar posse nestas três cidades. Então, a partir dos próximos vão fazer os concursos para as cidades.
Quanto ao item dos serviços da PROGEP, foi relatado que já executam algumas atividades de qualificação e capacitação nos campi fora de sede, mas que ainda precisam de mais informações de quais serviços são necessários. Também relataram que estão com as licitações para as melhorias e a ampliação da infraestrutura da rede elétrica dos campi e também para o quiosque dos servidores de Palmeiras das Missões. A licitação também está em andamento para a lancheria deste campus.
Quanto ao fórum permanente de assistência estudantil, considerando que há atualmente uma nova legislação sobre a temática, isto está sendo implementando na UFSM e vai passar a incluir os campi fora de sede.
No campus da perícia oficial de saúde, foi relatado que da mesma forma que as unidades que estavam aguardando a reestruturação administrativa aguardando a transformação de algumas CDs em FGs, acontecerá a mesma coisa agora com a perícia oficial de saúde que vai passar a ser um núcleo oficial de perícia oficial em saúde que a partir da designação de uma FG que vai vir agora de Brasília.
A questão do restaurante universitário também já está com melhorias sendo implementadas e revitalização no seu hall para o intervalo de descanso dos estudantes e dos (as) TAEs.
Quanto ao HUSM, foi questionado a hora ficta na demora da implementação e a PROGEP ficou de cobrar essa questão de cobrar essa questão da gerência administrativa e também vai questionar e também vai questionar a possibilidade de participar dos técnicos RJU na comissão interna de prevenção de acidentes no HUSM.
Quanto à comissão de supervisão de carreiras CIS, foi relatado que hoje o espaço é compartilhado e que há uma dificuldade de outros espaços na reitoria. Também foi questionada a ausência de um técnico ou um secretário para a CIS, a exemplo da comissão dos docentes, que já possui. A PROGEP nos informou de que existiria a possibilidade deste técnico atender a comissão dos docentes e a comissão dos técnicos. E também solicitou de recursos, como foi agora da CIS para o congresso do Rio Grande do Norte, que seja feito com maior prazo para que tenham tempo de comprar as passagens.
Pauta geral
Na pauta geral, a possibilidade de implementação do tele-trabalho integral no PGD da UFSM já está em vigência uma IN que são para aqueles casos de acompanhamento de conjugê, afastamento de licença para capacitação e também PCDs. Mas que estão estudando formas de amplias esses requisitos. Também foram relatados alguns casos de assédio, que vem ocorrendo e foram cobradas ampliações de campanhas sobre o assédios e também a criação de procedimentos para esses casos. Além disso, outros temas foram tratados.
Veja fotos da reunião aqui.