Na tarde dessa segunda-feira (24), a Assufsm realizou uma Assembleia Geral da categoria, para apreciar o indicativo de Estado de Greve; a Paralisação dia 28 de março; e informações dos Delegados(as) da Plenária da FASUBRA. A Assembleia teve início com a leitura do Informe de Direção 8, que foi enviado pela FASUBRA no dia 19 de março para as bases (veja aqui), com ênfase no calendário de lutas.
Avaliações de conjuntura foram realizadas pelos presentes da Assembleia, que foram unânimes em suas falas com relação a importância de se manter o estado de greve para que o governo cumpra o acordo de greve de 2024, bem como se manter o dia 28 de março com paralisação das atividades, como forma de protesto e resistência na defesa dos direitos da categoria e do serviço público, após o governo ter cancelado a reunião desse dia com as entidades representantes do funcionalismo público. Por isso, na votação, o quórum foi unânime na aprovação da paralisação do dia 28 de março, com a realização de uma panfletagem nos setores para mobilizar TAEs que não aderirem a data. Além disso, foi aprovada por ampla maioria de votos o Estado de Greve, conforme a orientação do ID 8 da FASUBRA, tendo como data indicativa o dia 1º de abril.
Os delegados Maurício Severo, Paulo Quadrado, Eduíno Simões, que participaram da Plenária da FASUBRA de 14 a 16 de março, passaram os informes do que aconteceu nos dias de luta e ao longo dos debates. Paulo Quadrado também informou que o Encontro de Negros e Negras da FASUBRA sairá em 2025, conforme acordado nas reuniões com a federação na semana de lutas. Também estiveram em Brasília, as delegadas Sonia Molinari e Loreci Batista.
Informes nacionais também foram passados pela Coordenadora Geral Alessandra Alfaro sobre a aprovação da LOA 2025, que deve entrar na folha de maio o aumento de 9%, e posteriormente, os outros acordos de greve, conforme se espera que o acordo seja cumprido. Outro informe local foi realizado pela TAE e membro da Comissão Interna de Supervisão do PCCTAE (CIS/PCCTAE) Sandra Rocha, a qual afirma que a CIS tem reuniões periódicas com a PROGEP para tratar sobre a atualização das tabelas do PCCTAE, complementando a fala de Alessandra. Por fim, a Coordenadora Geral Natália San Martin informou sobre as ações que o GT Mulheres está realizando no mês das mulheres e convida a todos e todas para participar do curso de formação política e oratória para mulheres que será ministrado nos dias 25 e 26 de março com a jornalista e presidente do Núcleo Piratininga de Comunicação Claudia Santiago (veja aqui).
Veja o vídeo da Assembleia Geral clicando aqui.
Veja mais fotos da Assembleia Geral clicando aqui.
TAE, participe das ações da sua categoria!