A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e Assédio do Hospital Universitário de Santa Maria (HUSM), sob Regime Jurídico Único (CIPA-RJU/HUSM), representa um avanço importante na promoção da saúde e segurança no trabalho. A Comissão atua para prevenir acidentes, reduzir riscos e combater doenças ocupacionais, sempre com o objetivo de proteger a vida e a integridade dos(as) trabalhadores(as).
Sua implementação é uma conquista significativa — e histórica — para a categoria. Essa foi uma das pautas da greve de 2024 e simboliza uma vitória coletiva em prol de melhores condições de trabalho no HUSM, que está sob gestão da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH) desde 2013.
No dia 16 de abril, foram eleitos 10 membros, entre titulares e suplentes, que agora compõem oficialmente a CIPA RJU/HUSM. O setor de comunicação da ASSUFSM entrou em contato com os(as) representantes eleitos(as) para ouvir suas expectativas sobre a atuação da nova Comissão, entender como foi o processo de implementação e quais serão as principais frentes de trabalho.
Uma das preocupações centrais apontadas pela gestão é estimular a notificação de acidentes de trabalho, combatendo a subnotificação, que ainda é uma realidade silenciosa dentro do Hospital. Entender os motivos pelos quais muitos casos não são oficialmente registrados é um passo importante para mudar essa realidade e garantir que todos(as) os(as) trabalhadores(as) tenham seus direitos assegurados.
Além disso, os membros da CIPA-RJU destacam a importância de debater e melhorar o atendimento prestado às vítimas de acidentes de trabalho dentro do HUSM. Atualmente, existem lacunas significativas nesse processo, como a demora no atendimento inicial, a burocracia para abertura de processos e a falta de agilidade nos encaminhamentos. A Comissão também quer ampliar as discussões não apenas sobre prevenção, mas também sobre os fluxos de acolhimento e suporte às vítimas.
Entre as atribuições também estão:
- Participar de treinamentos e capacitações para aperfeiçoar o trabalho preventivo;
- Identificar e acompanhar demandas de segurança nos setores do Hospital;
- Fiscalizar condições de trabalho e propor melhorias estruturais e organizacionais;
- Incentivar campanhas educativas sobre saúde, prevenção de acidentes e combate ao assédio.
A Comissão eleita reforça que o trabalho da CIPA-RJU está apenas começando, e que estão dispostos a lutar por melhorias e melhores condições de trabalho para os(as) servidores(as) e trabalhadores(as) terceirizados(as) no Hospital, o que deve refletir diretamente no atendimento prestado à comunidade externa. A CIPA irá atuar em 2025/2026.
A ASSUFSM parabeniza a Comissão eleita e a luta dos colegas do HUSM, se colocando à disposição para a construção do diálogo e do debate.