A FASUBRA Sindical marcou presença no seminário “Plano Nacional de Educação Antirracista pela Garantia da Educação de Qualidade no Brasil”, reafirmando seu compromisso com a construção de políticas públicas mais inclusivas e comprometidas com a igualdade racial.
O seminário foi promovido pelo Coletivo de organizações negras do PNE antirracista, com apoio da Senadora Tereza Leitão. A coordenação LGBTI+ da FASUBRA, representada por André Nascimento e Luar Santana, participou das discussões promovidas durante o evento, que reuniu movimentos sociais, educadores, especialistas e representantes de entidades sindicais.
O principal objetivo do seminário foi debater e propor ações concretas para o desenvolvimento de um Plano Nacional de Educação Antirracista, que enfrente as desigualdades históricas no sistema educacional brasileiro e promova uma educação pública, gratuita, de qualidade , comprometida com os direitos humanos e a justiça racial estabelecendo financiamento específico para o combate das desigualdades, por meio da estruturação das escolas quilombolas, do campo e escolas públicas.
Durante os debates, foram destacadas a importância da formação de profissionais da educação com enfoque antirracista,a valorização da história e da cultura afro-brasileira e indígena nas escolas, além da necessidade de ampliar o acesso à educação para populações marginalizadas.
A participação da FASUBRA no seminário reforça seu papel ativo na luta por uma educação transformadora, inclusiva e antidiscriminatória, alinhada aos princípios da equidade e do respeito à diversidade.