Na tarde de quarta-feira (7), o GT Assuntos de Aposentadoria e Pensão realizou mais uma edição do encontro mensal da categoria. As coordenadoras da pasta Eva Machado e Maria Lenir Rodrigues iniciaram a reunião com a tradicional oração do grupo, a qual foi dedicada aos colegas aposentados(as) falecidos(as) recentemente e à morte do Papa Francisco.
Na sequência, as coordenadoras distribuíram o ID 11/2025 da Fasubra, que aborda a importância da luta pelo cumprimento integral do Acordo de Greve, e um folder com canais de denúncia de casos de violência contra a mulher, material produzido em março deste ano durante a campanha da Assufsm em alusão ao Dia Internacional da Mulher, celebrado em 8 de março.
Outro tópico abordado na reunião foi a saúde. A coordenadora da pasta Maria Lenir propôs que o grupo realizasse uma breve sessão de alongamentos, a fim de pautar a importância do autocuidado com a saúde física e mental. A prática deverá se tornar tradicional nos encontros do grupo.
Após isso, devido a entrega do ID da Fasubra, a TAE aposentada Maria Loura Silveira comentou sobre o aumento salarial da categoria e o reposicionamento dos aposentados e aposentadas, contemplado no Acordo de Greve.
Loura ainda abordou a importância das eleições para a reitoria da UFSM. Em sua fala, a TAE reforçou a importância de uma gestão que crie ferramentas de auxílio à categoria, como: uma secretária para auxiliar os(as) aposentados(as), um núcleo de denúncias para os(as) aposentados(as), e instalações adequadas e exclusivas para as reuniões dos(as) TAEs aposentados(as).
Nesse sentido, os(as) presentes frisaram a necessidade de um letramento digital para a categoria, uma vez que o uso de ferramentas mais complexas está sendo utilizado na esfera da Universidade.
Ainda nos informes, foi reforçado o convite para a participação na Caravana à Brasília, que será realizada entre os dias 21 e 22 de maio. As inscrições podem ser feitas até dia 13 de maio via formulário online ou presencialmente na Secretaria do sindicato. Mais informações sobre a Caravana podem ser conferidas aqui.
Informes Jurídico
Após as primeiras discussões, o advogado Heverton Padilha, da Wagner Advogados Associados, trouxe informes jurídicos de interesse da categoria.
Inicialmente, Heverton retomou a ação coletiva feita pelo sindicato para o pagamento do adicional noturno dos plantonistas. Em sua fala, o advogado comentou que os(as) servidores(as) irão receber o adicional, caso já não tenham requerido por meio de um processo externo. Heverton ainda revelou que o Escritório possui uma listagem com aqueles(as) que ainda podem receber o adicional. O documento está disponível para consulta, basta entrar em contato com o escritório Wagner Advogados Associados.
Outro ponto abordado pelo advogado foi o pagamento dos precatórios. Heverton comentou que durante o período desses pagamentos, as atividades golpistas tendem a aumentar. Dessa forma, o advogado reforçou a importância do cuidado e prevenção para evitar cair em golpes que utilizem o nome do Escritório da Wagner Advogados Associados.
Por fim, Heverton comentou sobre o processo dos 28%. Segundo ele, há otimismo para que o processo seja movimentado ainda este ano, porém, sem possibilidade de resolução à vista.
O grupo encerrou a reunião com o tradicional lanche coletivo.
TAE aposentado e aposentada, participe das atividades do seu sindicato!