Reunião entre FASUBRA e MGI frustra expectativas, e reivindicações dos TAEs seguem ignoradas pelo governo

Em reunião com a FASUBRA na manhã de hoje (23/05), o governo federal negou uma série de pontos que constavam no Acordo de Greve de 2024. O governo, representado pelo secretário de Relações de Trabalho do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), José Lopez Feijóo, comunicou aos representantes da FASUBRA e do SINASEFE que não implementaria itens como o reposicionamento dos aposentados, novas adesões ao PCCTAE, o plantão de 12 por 60 e informou que as 30 horas e a jornada flexibilizada ainda estão em estudo e, por isso, não poderiam ser implementadas no momento.

Mesmo com todas essas negativas, o MGI aprovou as regras de transição referentes à aceleração e progressão de carreira — algo que só ocorreu após meses de discussão e intensa pressão das bases sindicais sobre as reitorias das instituições federais.

Feijóo, que foi escalado diretamente pelo presidente Lula para ser o principal negociador com as bases sindicais, ao menos permaneceu na reunião até o final. A FASUBRA e o SINASEFE apontaram esse posicionamento do governo como um claro e grave descumprimento do Acordo de Greve, e convocam toda a base sindical a se mobilizar com mais força do que nunca, para que os TAEs consigam garantir a efetivação dos direitos conquistados com a greve de 2024.

A FASUBRA publicou um vídeo em sua conta no Instagram com falas dos representantes logo após a reunião com o MGI, que você pode conferir clicando aqui!

A Assufsm enviou caravana com dezenas de TAEs para participarem da mobilização em Brasília. O Coordenador Geral Ciro Oliveira, o Coordenador Financeiro e Patrimonial Elton Rogério, o Escadinha, e a Coordenadora de Assuntos de Aposentadoria e Pensão da Assufsm Maria Lenir Christo, a Neca estiveram presentes e passaram fotos e informes para a base da Assufsm. Além disso, a Coordenadora Geral da FASUBRA Loiva Chansis, que também é base da ASSUFSM, esteve na reunião com o governo e passou informes. As informações, em áudio, enviadas pela coordenação, você escutará segunda-feira (26), às 12h30min, no Espaço Sindical da Assufsm, na 800AM.

Texto com informações de ASSUFOP

Foto: Arquivo Pessoal

Postagens recentes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Isso vai fechar em 0 segundos