Confira as dicas culturais de 18 a 20 de julho
DICA 1
A Escola Municipal de Artes Eduardo Trevisan está promovendo a Semana da Arte, um evento voltado à valorização da cultura e da criatividade, com uma programação cheia de novas experiências. A iniciativa oferece oficinas, exposições e mostras artísticas abertas à comunidade, permitindo ao público participar ativamente das atividades e explorar diferentes linguagens artísticas.
Nesta sexta-feira, 18 de julho, às 15h, acontece a Oficina de Stencil, uma técnica de arte urbana que utiliza moldes para criar imagens e mensagens visuais. A oficina é gratuita e aberta a pessoas a partir dos 12 anos de idade.
A programação continua na segunda-feira, 21 de julho, com curso de formação em educação musical e ensaios abertos de contação de histórias. Já na terça-feira, 22 de julho, haverá oficinas de karaokê, dança e criação.
Mais informações podem ser encontradas no Instagram da escola: @emaetrevisan.
DICA 2
Neste sábado, 19 de julho, a Comunidade Quilombola Vovó Isabel realiza o evento “Celebrando a Cultura Afro-Brasileira”, com manifestações culturais, gastronomia típica e valorização das tradições quilombolas. A programação inclui apresentação da Escola de Samba Vila Brasil — a mais antiga de Santa Maria —, roda de capoeira, feijoada e diversas outras atrações culturais.
A atividade conta com apoio da UFSM, por meio do projeto Afroturismo na Região Central do RS, que está oferecendo transporte gratuito até o local. Interessados devem se inscrever por meio do link disponível na bio do Instagram do Observatório dos Direitos Humanos da UFSM.
DICA 3
Ainda no sábado, das 14h às 19h, o Estúdio Integração e Arte promove as Oficinas de Inverno, nas dependências do Colégio Centenário (Rua Dr. Turi, 2003). O evento é voltado para crianças a partir de 10 anos, adolescentes e adultos, com ou sem experiência prévia em dança. A programação inclui 12 oficinas práticas e teóricas, voltadas ao desenvolvimento técnico, troca de experiências e certificação dos participantes.
O evento também contará com coffee break. As inscrições são pagas, com valores a partir de R$ 35, e podem ser feitas pelo link disponível no perfil do estúdio no Instagram: @estudiointegracaoearte.