O Grupo de Trabalho (GT) Mulheres Trabalhadoras da Assufsm esteve reunido na manhã fria dessa sexta-feira (08) para compartilhar sobre a participação recentemente das mulheres sindicalistas da Assufsm de importantes espaços de debate promovidos pela Fasubra Sindical, voltados à realidade de violência que as mulheres enfrentam na atualidade e às ações necessárias para combatê-la.
No Encontro de Mulheres da Fasubra, foram discutidos os diferentes tipos de violência vividos pelas mulheres e as estratégias de enfrentamento que precisam ser colocadas em prática. A pauta incluiu desde a urgência na criação de redes de apoio até a mobilização permanente nos espaços de trabalho e estudo.
Já na Conferência Livre da Fasubra, o foco esteve na violência e nos assédios moral e sexual, com a construção de propostas para a 5ª Conferência Nacional de Políticas para Mulheres. Durante a atividade, foi escolhida uma representante da Fasubra para o evento nacional e reforçada a importância da participação ativa das mulheres em fóruns e conferências que tratam do tema.
Entre as propostas apresentadas na reunião do gt da manhã dessa sexta, destacam-se:
-
Realizar um levantamento dentro da UFSM sobre casos de violência denunciados, as medidas adotadas e as políticas em andamento, cobrando respostas efetivas da instituição;
-
Promover setoriais com mulheres em cada centro de ensino para debater assédio moral e sexual no campus;
-
Ampliar a conscientização de que o GT Mulheres é um espaço de acolhimento;
-
A criação de uma faixa do GT Mulheres e instalar um “Orelhão Lilás” que represente a escuta das mulheres vítimas de violência;
-
Organização de um manifesto no Arco da UFSM no dia 19 de agosto, às 11h, seguido de mobilização no RU2;
-
Desenvolver ações de conscientização sobre violência contra a mulher junto à meninos em escolas, aproximando o debate da sociedade em geral.
O grupo também discutiu as dificuldades enfrentadas pelas mulheres que acumulam múltiplos papéis na sociedade e a necessidade de fortalecer redes de apoio. Também foi encaminhado uma ação de mobilização do GT Mulheres no centro da cidade, com distribuição de panfletos e diálogo com a população, além de ações com faixas de conscientização, com o aproveitamento da campanha do Banco Vermelho, que foi inaugurado na manhã deste sábado (02) no Calçadão Salvador Isaia, no Centro, o banco traz mensagens de apoio para mulheres vítimas de violência e telefones de denúncia. A iniciativa é uma realização da Prefeitura de Santa Maria, em parceria com o Instituto Banco Vermelho, de Pernambuco, e conta com o apoio do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (veja aqui).
Participaram das atividades dos GTs dessa manhã: as coordenadoras Gerais da Assufsm Alessandra Alfaro e Natália San Martin, a Coordenadora de Formação Política e Sindical Vanessa Kunz, e a Coordenadora de Assuntos de Aposentadoria e Pensão Maria Lenir Christo. Da Conferência Livre da FASUBRA estiveram online as TAEs Velcir Rubenich, Rosimar Rubenich, Ivanir Rubenich e Alessandra Alfaro.
GT Diversidade Sexual e de Gênero
Também na manhã dessa sexta-feira (08) ocorreu o GT Diversidade Sexual e de Gênero. A coordenação passou informes sobre o Encontro LGBT da FASUBRA, o qual o encaminhamento ficou de realizar uma enquete nacional para reunir dados de TAEs LGBTQIAPN+, onde a Assufsm aguarda a divulgação nacional. Além disso, foi acordado de a Assufsm realizar uma enquete local sobre casos de homofobia dentro da UFSM, que em breve será divulgado nas mídias sociais do sindicato.
Veja fotos dos GTs, clicando aqui.