ASSUFSM | Associação dos Servidores da Universidade Federal de Santa Maria

Horário de atendimento: Seg – Sex: Das 7h às 11h30min  – 12h30min às 16h  

FASUBRA publica IG nº 17 com balanço dos avanços nas negociações com o MEC

A FASUBRA Sindical divulgou o Informativo de Greve (IG) nº 17/2026, com os principais encaminhamentos da reunião realizada no dia 30 de junho entre a coordenação da entidade e representantes do Ministério da Educação (MEC). O encontro marcou mais uma etapa das negociações da campanha de greve dos(as) técnico-administrativos(as) em educação, que já ultrapassa 120 dias.

Durante a reunião, o MEC apresentou sinalizações consideradas importantes para a categoria. Entre elas, a previsão de publicação dos decretos do Reconhecimento de Saberes e Competências (RSC) e dos Cargos Amplos, além da instituição de Grupos de Trabalho (GTs) para discutir temas estratégicos, como democratização das instituições federais, saúde do trabalhador, jornada flexibilizada de 30 horas, pós-graduação e atualização das atribuições dos cargos.

A FASUBRA também reforçou a necessidade de um documento oficial que assegure a compensação dos dias de greve por meio de atividades represadas, medida considerada fundamental para garantir segurança jurídica aos trabalhadores de instituições que enfrentam questionamentos sobre corte de ponto e reposição das atividades.

Como encaminhamento, o Ministério da Educação se comprometeu a enviar à FASUBRA um documento formalizando os compromissos negociados ainda nesta semana. O conteúdo será analisado pelo Comando Nacional de Greve (CNG) e pelos sindicatos de base, que irão avaliar a possibilidade de apresentar um indicativo de encerramento da greve.

O informativo também registra a participação de 71 delegadas e delegados, representando 21 entidades no Comando Nacional de Greve, e apresenta um panorama atualizado da mobilização em todo o país. Atualmente, 52 instituições federais seguem representadas por 36 entidades sindicais no movimento grevista.


Confira o IG na íntegra aqui: