GT Politicas Sociais e Antirracistas da Assufsm faz manifestação de apoio e solidariedade à servidora da UFPEL que foi reprovada no estágio probatório

📢 Manifestação de Apoio – GT Políticas Sociais e Antirracismo da ASSUFSM

O GT Políticas Sociais e Antirracismo da ASSUFSM manifesta seu apoio e solidariedade à servidora da UFPEL que, mesmo com um histórico de excelentes avaliações durante o estágio probatório, foi reprovada após exercer seu direito de licença saúde. Este episódio evidencia, mais uma vez, como o racismo institucional se reinventa em mecanismos de exclusão, apagamento e invisibilização, atingindo de forma desproporcional as mulheres negras.

No atual contexto de avanço da Reforma Administrativa, torna-se ainda mais nítido “a quem” desejam eliminar. O racismo, estrutural e persistente, se entrelaça às desigualdades de gênero e classe social, criando barreiras e exigências inalcançáveis que não são impostas de forma igualitária a todos. Reafirmamos que o silêncio não é abrigo: é essencial termos consciência das interseccionalidades e fortalecer a luta coletiva.

Unidos, podemos construir uma universidade e um mundo com mais justiça social.

Ubuntu – eu sou porque nós somos. Essa filosofia africana reafirma que nossa humanidade se realiza no coletivo e que apenas pela solidariedade e pelo reconhecimento mútuo é possível enfrentar as opressões que insistem em nos dividir.

ASSUFSM – GT Políticas Sociais e Antirracismo
Santa Maria, 1º de outubro de 2025

Postagens recentes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *