Assufsm lança nota de repúdio contra às manifestações de ódio direcionadas à UFSM e a grupos historicamente marginalizados

A Coordenação da Assufsm, gestão 2023/2025, se manifesta, em nota de repúdio, aos ataques de ódio direcionadas à UFSM e a grupos historicamente marginalizados, que ocorreram no domingo (05), em emails enviados aos Centros de Educação da Universidade.

Confira a nota do sindicato, abaixo:

Repúdio às manifestações de ódio direcionadas à UFSM e a grupos historicamente marginalizados

A ASSUFSM manifesta seu veemente repúdio às mensagens de ódio e às ameaças dirigidas à Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e, em particular, a grupos historicamente marginalizados. A liberdade de expressão não ampara discurso de ódio nem qualquer apelo à violência. A incitação à perseguição e à violência contra pessoas por sua raça, gênero, orientação sexual ou posicionamento político é crime, afronta aos direitos humanos e à própria Constituição.

Reafirmamos que:

O sindicato é parceiro da UFSM na busca de soluções institucionais que garantam segurança, democracia e respeito a todas e todos que compõem a comunidade acadêmica.

A atuação sindical e a participação em mobilizações legítimas são direitos garantidos pela Constituição Federal de 1988 e por instrumentos internacionais de proteção ao trabalho e à liberdade sindical.

Não aceitaremos qualquer tentativa de intimidação, perseguição ou criminalização de quem exerce a atividade sindical ou que defende a igualdade e a diversidade.

Convocamos toda a categoria e a comunidade universitária a rejeitar a violência e o ódio, a assinar manifestações de apoio às vítimas e a participar das ações coletivas de proteção e denúncia.

A ASSUFSM seguirá atuando com firmeza para garantir que a UFSM seja um espaço seguro, democrático e em que os direitos fundamentais sejam respeitados por todas e todos.

ASSUFSM – 6 de outubro de 2025

Gestão 2023/2025

Postagens recentes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *