Assembleia Geral Virtual da Assufsm debate pontos da reunião com o MGI e encaminha posicionamento para a Plenária do dia 31 de janeiro

Na manhã dessa sexta-feira (30), a Assembleia Geral da Assufsm esteve reunida em quórum online, pelo google meet, para debater e analisar sobre importantes pontos da reunião que a FASUBRA teve com o Ministério da Gestão e Inovação (MGI) no dia 27 de janeiro. Após a reunião da terça, a Federação lançou um informe de Direção 03, onde apresenta a tabela com os pontos consensuais, pendentes e não consensuais entre o governo e a FASUBRA. O ID 03 já foi publicado no site da Assufsm e pode ser conferindo clicando aqui.

Após os informes gerais, passados pelas delegadas que representaram a Assufsm na Plenária Nacional, dos dias 24 e 25 de janeiro, em Brasília (veja mais aqui), o informe 03 da FASUBRA foi lido aos participantes. Além disso, uma avaliação de conjuntura e das propostas do PL 6170/2025, sobre o Reconhecimento de Saberes e Competências (RSC) foram realizados. Dentre os encaminhamentos, para a votação, duas propostas foram colocadas para deliberação: (opção 1) Aceitar os pontos em que houve consenso na reunião e manter a pressão para incluir os pontos não contemplados, via emendas parlamenteares ou judicialmente; ou (opção 2) Rejeição do PL 6170 que restringe o RSC e ataca a Carreira, além da opção de abstenção.

A opção 1 recebeu 88 votos (83 na enquete e 5 no chat) e a opção 2 recebeu 29 votos (27 na enquete e 2 no chat). Houve 4 abstenções registradas na enquete. Por maioria de votos, a assembleia aprovou a Proposta 1: Aceitar os pontos consensuados e continuar a luta através de projeto de lei. 

Durante todo o sábado, dia 31 de janeiro, as delegadas: Natália San Martin, Vanessa Kunz, Sol Pahim, Jaíne Vasconcellos e Jiele Silva irão levar a posição da Assembleia da Assufsm para a Plenária Nacional, que ocorrerá de maneira virtual e em breve, serão divulgadas novas informações.

Postagens recentes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *