Na última segunda-feira (08), técnico-administrativos e administrativas em educação se encontraram na Sala de Reuniões da Assufsm para mais uma reunião do GT Políticas Sociais e Antirracismo. Deste encontro foram elencadas as atividades do sindicato para o mês integrado da Consciência Negra 2018.
Tradicionalmente, dentre as bandeiras de luta da Assufsm estão a valorização da cultura negra e o combate a toda e qualquer forma de ódio ou discriminação racial. Levando isso em consideração, o sindicato, a partir do GT Políticas Sociais e Antirracismo organiza atividades para o Novembro Negro, em alusão ao mês da Consciência Negra. A novidade deste ano é a unidade das atividades propostas por diversos coletivos e grupo negros na programação da UFSM.
Na reunião, técnico-administrativos e administrativas em educação definiram várias atividades que irão integrar a programação coletiva da UFSM, conforme a seguir:
– 06/11: Roda de Conversa sobre Saúde Mental da população negra;
– 08/11: Roda de Conversa sobre Religiões Afro-brasileiras;
– 13/11: Palestra sobre Trajetória de Mulheres Negras na UFSM;
– 27/11: Debate sobre Mulheres Negras na Política;
Durante todo o mês, o sindicato estará organizando uma Campanha de auto declaração, direcionada à categoria de TAEs e docentes, para que conste no cadastro do Sistema de Informações para o Ensino (SIE) a autoafirmação enquanto negros e negras. Além das atividades realizadas na UFSM, a Assufsm também propôs outras ações em escolas e ocupações urbanas, em Santa Maria.
Na segunda-feira, 15 de novembro, o GT Políticas Sociais e Antirracismo irá realizar uma nova reunião para o fechamento das atividades.
O mês integrado da Consciência Negra 2018 terá abertura oficial na segunda-feira, 05 de novembro, com solenidade no Centro de Eventos da UFSM.