No dia 09 de fevereiro, a diretora nacional da FASUBRA, Melissa Elaine Campos dos Santos e representante na MNNP-SUS, acompanhou e participou das reuniões da bancada dos trabalhadores em conjunto com bancada da gestão no pleno. Na ocasião, foi apresentado à Mesa de Negociação do SUS o lançamento do Boletim “Saúde Mental do(a) Trabalhador(a) do SUS”, reforçando a importância do tema no âmbito das relações de trabalho e da política pública de saúde.
Já no dia 10 de fevereiro, teve início a reunião do Pleno da MNNP-SUS, com a seguinte pauta:
1. Planejamento da Mesa Nacional para o ano de 2026;
2. Ações e calendário dos Grupos de Trabalho (GTs) prioritários:
• Emergências climáticas;
• Responsabilidade sanitária;
• Saúde mental;
• Encaminhamentos do GT de Monitoramento para 2026.
No período da tarde, o Pleno da MNNP-SUS deu continuidade aos trabalhos com a definição do fluxo dos protocolos da Mesa Nacional, além dos informes gerais.
É importante debater problemas atuais do SUS que afetam o trabalho: falta de profissionais, sobrecarga, precarização, contratos temporários, terceirização.
Discutiu-se condições reais dos serviços, porque isso impacta diretamente os trabalhadores. Foram considerados relatos e demandas dos trabalhadores sobre como o SUS está funcionando no dia a dia.
A participação da FASUBRA reafirma o compromisso com a defesa dos direitos dos trabalhadores e trabalhadoras do SUS e com o fortalecimento dos espaços de negociação permanente do SUS.


